top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Lula conversa por telefone com Vladimir Putin sobre conflito Israel-Hamas


Reprodução

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conversou por telefone na segunda-feira (23) com o presidente russo Vladimir Putin. Segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, eles falaram sobre o conflito no Oriente Médio entre o grupo terrorista Hamas e Israel, assim como o conflito em curso entre a Rússia e a Ucrânia na Europa.
Lula e Putin também expressaram elogios à iniciativa do Egito de realizar uma cúpula sobre o assunto no último sábado (21), e discutiram a proposta de resolução apresentada pelo Brasil ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta apresentada pelo governo brasileiro obteve o apoio de 12 dos 15 votos favoráveis à resolução.
No entanto, os Estados Unidos exerceram seu poder de veto sobre o texto. A Rússia não vetou a resolução que incluía a sugestão de estabelecer um corredor humanitário entre Gaza e o Egito. Segundo a Secom, Putin ainda "lamentou que após tantas décadas não tenha sido encontrada solução para a criação do Estado Palestino".
Guerra na Ucrânia
Em relação à guerra entre Rússia e Ucrânia, Lula reiterou ao presidente russo a disposição do governo brasileiro para mediar o conflito assim que ambas as nações demonstrarem interesse em buscar uma solução pacífica.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, já criticou Lula por suas declarações sobre a guerra. Em entrevista à CNN, em agosto, ele afirmou que "somente a Rússia, Putin e Lula" se preocupam sobre garantias de segurança para a Rússia.
Fonte: O Tempo

Comentarios


bottom of page