Janja Lula Desiste de Participar de Evento do G20 Após Polêmica com Elon Musk
A primeira-dama Janja Lula da Silva desistiu de participar do Global Citizen Now, evento paralelo ao G20, realizado neste domingo (17 de novembro de 2024) no Rio de Janeiro, após ter feito uma declaração polêmica contra o bilionário norte-americano Elon Musk no sábado (16 de novembro). A fala gerou repercussão negativa no governo brasileiro e foi criticada pela oposição. Janja havia sido convidada para ser uma das palestrantes do evento, que foi organizado pelo governo brasileiro em parceria com a presidência do G20 e a organização Global Citizen, que atua na educação e combate à pobreza extrema.
Janja participaria de um painel ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, do diretor-executivo da Agência Internacional de Energia, Fatih Birol, da presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e líderes do setor privado. A assessoria da primeira-dama foi contatada pela reportagem, mas não respondeu até o momento. O espaço segue aberto para eventual manifestação.
ENTENDA O CASOA polêmica teve início no sábado (16 de novembro), quando Janja fez uma declaração contra Elon Musk, dono do X (antigo Twitter). Durante o evento Cria G20, um hub de produtores de conteúdo que integra a programação paralela à Cúpula do G20, ela afirmou: "Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk." A fala, feita de improviso, foi acompanhada de aplausos da plateia, que ainda pode ser ouvida gritando em apoio.
A declaração foi feita enquanto Janja assistia a um painel em que participavam, entre outros, o influenciador Felipe Neto, e tratava de temas como a regulamentação das redes sociais. Janja defendeu que essa discussão precisa ser global. "Se não fizermos essa discussão de forma global, não vamos conseguir vencer. Não adianta ter leis no Brasil, que sabemos que estão difíceis de passar, se não discutirmos essa questão globalmente", afirmou.
Logo após sua fala, houve um problema no som e Janja brincou com o nome de Musk, dizendo: "É o Elon Musk", repetindo que não tinha medo dele.
A reação de Musk não demorou. No mesmo sábado, ele respondeu com um simples "LOL" (abreviação de "laughing out loud", ou "rindo muito alto" em tradução livre). Em resposta a uma publicação do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que mencionava o xingamento de Janja, Musk ainda afirmou: "Eles vão perder a próxima eleição", seguido de emojis de risada.
Comments