Inflação desacelera em novembro para todas as rendas, exceto as mais altas, aponta Ipea.
A inflação em novembro registrou desaceleração para quase todas as faixas de renda, com exceção das famílias mais ricas, segundo dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE, caiu de 0,56% em outubro para 0,39% em novembro.
O alívio para as famílias de menor renda foi impulsionado pela queda de 6,3% nas tarifas de energia elétrica, que reduziram os custos do grupo “habitação”. Isso fez a inflação para essa faixa de renda cair de 0,75% em outubro para 0,26% em novembro.
Apesar desse movimento positivo, a alta de 1,55% nos alimentos, principalmente nos preços das carnes (8,02%), ainda exerce impacto significativo sobre as classes mais baixas, devido ao peso dos alimentos no orçamento familiar.
Por outro lado, as famílias de renda alta enfrentaram uma inflação de 0,64%, contra 0,27% em outubro. O aumento foi pressionado pela alta de 22,7% nas passagens aéreas e pelos reajustes no grupo “despesas pessoais”, que inclui lazer e recreação.
Especialistas destacam que a desaceleração geral é positiva, mas alertam para a necessidade de monitorar os preços dos alimentos e dos transportes, que continuam pesando no orçamento das famílias mais pobres e na classe média.
Comments