Incêndios em Canaviais Elevam Pressão Sobre o Açúcar no Brasil e Ameaçam Produção da Próxima Safra.
Na última semana, incêndios atingiram cerca de 80 mil hectares de canaviais no Brasil, elevando os preços globais do açúcar ao maior nível em cinco semanas. O impacto dos incêndios adiciona mais pressão à próxima safra (2025/26) na região centro-sul, que já enfrenta uma severa seca. Embora a área queimada represente pouco mais de 1% dos 7,65 milhões de hectares de cana-de-açúcar na região, especialistas alertam para os efeitos a longo prazo.
José Guilherme Nogueira, presidente-executivo da Orplana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), destacou que os danos podem prejudicar a produtividade em 2025, especialmente em áreas onde a cana precisa ser replantada. Com a seca persistente em várias regiões, algumas sem chuvas há 160 dias, a situação continua crítica. De acordo com o diretor da trader Bioagência, Tarcilo Rodrigues, o centro-sul pode perder até 80 milhões de toneladas de produção, caso o cenário de seca se repita como em 2021.
A produtividade média da cana colhida em julho no centro-sul foi 12,1% inferior ao mesmo mês da safra passada, atingindo 86,6 toneladas por hectare. A incerteza levou algumas usinas a suspender novos contratos de venda de açúcar, prevendo um possível aumento de preços devido às dificuldades no setor.
Comments