top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Impacto da Pandemia: Crianças em Idade Escolar Sofrem com Atrasos no Desenvolvimento

As crianças que estavam começando a aprender a andar e ingressando na pré-escola durante a pandemia agora estão iniciando o ensino fundamental. O impacto daquele período é cada vez mais evidente, com muitos demonstrando atrasos acadêmicos e no desenvolvimento. Entrevistas com 25 professores, pediatras e especialistas mostram que essas crianças têm menos habilidades apropriadas para a idade, como segurar o lápis, comunicar necessidades, identificar formas e letras, lidar com emoções e resolver problemas.
Evidências científicas revelam que a pandemia afetou o desenvolvimento precoce, especialmente entre os meninos. A dra. Jaime Peterson, pediatra da Universidade de Ciência e Saúde do Oregon, afirma que as restrições durante a pandemia interromperam interações essenciais, prejudicando o desenvolvimento. Embora o impacto nas crianças mais velhas já seja conhecido, o efeito nas mais novas, que ainda não tinham iniciado o ensino formal, é surpreendente, já que esse período é crucial para o desenvolvimento cerebral.
O estresse dos pais, a menor exposição a outras pessoas, a menor frequência na pré-escola, mais tempo de tela e menos tempo brincando são fatores que afetaram essas crianças. No entanto, os especialistas acreditam que, devido ao rápido desenvolvimento cerebral, elas têm condições de recuperar o atraso. Joel Ryan, da rede de centros pré-escolares estaduais e do programa Head Start no estado de Washington, observa um aumento nos problemas comportamentais e atraso na fala, chamando essa geração de "tsunami pandêmico" prestes a entrar no sistema educacional.
Dados da Curriculum Associates, que serão divulgados em 1º de julho, mostram que as crianças mais afetadas são aquelas de escolas com maioria negra e/ou hispânica e de famílias de renda mais baixa. Em contrapartida, as de classes mais privilegiadas estão mais alinhadas com as tendências históricas. Kristen Huff, vice-presidente para avaliação e pesquisa da empresa, destaca que grande parte dos alunos mais jovens sofreu impactos acadêmicos de alguma forma. Fonte: R7

Gazeta de Varginha

bottom of page