top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Ideb 2023: confira os melhores e piores indicadores de qualidade da educação no Sul de Minas


Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelam um cenário contrastante no Sul de Minas. Enquanto algumas instituições de ensino da região atingiram notas expressivas, outras registraram desempenho abaixo do esperado.

No ensino fundamental, a Escola Estadual José Franco, em Caldas, foi destaque ao alcançar a melhor nota entre os anos finais, com um Ideb de 7,0. Em Pouso Alegre, o Colégio Tiradentes PMMG também mostrou um desempenho sólido, com nota 6,9. Em Itumirim, a Escola Estadual Cerrado do Rosário registrou um Ideb de 6,7, posicionando-se entre as melhores da região.

Já no ensino médio, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Campus Avançado Carmo de Minas, se destacou como a melhor instituição da região, com nota 6,3. O Colégio Tiradentes PMMG, em Pouso Alegre, obteve a segunda melhor nota, com 6,0. Outras escolas da região, como a Escola Estadual Dino Ambrosio Pereira, em Brazópolis, também apresentaram desempenho positivo, registrando nota 5,6.

Por outro lado, o levantamento do Ideb também aponta escolas que enfrentam dificuldades significativas. No ensino fundamental, a Escola Estadual Doutor Napoleão Salles, em Alfenas, apresentou o pior desempenho, com nota 2,8. Camanducaia e Poços de Caldas também registraram baixas notas, com as escolas municipais Francisco Leite de Melo e Alvino Hosken de Oliveira obtendo 3,2.
No ensino médio, o Colégio Municipal Uriel Alvim, em Caldas, foi o que apresentou o pior resultado na região, com um Ideb de 2,4. A Escola Estadual Professora Marieta Castro, em Três Pontas, e a Escola Estadual Coronel Lucas Magalhães, em Arceburgo, também figuram entre as piores, com notas 2,5 e 2,9, respectivamente.

Esses resultados, tanto positivos quanto negativos, são um reflexo da qualidade da educação básica na região e servirão como base para a implementação de políticas públicas voltadas para a melhoria do ensino. O Ideb, criado em 2007, continua sendo o principal indicador de qualidade educacional no Brasil, estabelecendo metas para cada estado e unidade escolar, com o objetivo de promover o desenvolvimento contínuo da educação no país.
Fonte: G1

Comments


bottom of page