top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Homem é preso com ajuda de inteligência artificial após invadir escola no ES


Reprodução
Um homem foi preso em Vitória no domingo (5) após ser identificado por um sistema de inteligência artificial integrado às câmeras de monitoramento da Guarda Civil Municipal.

O incidente ocorreu na Escola Municipal Aristóbulo Barbosa Leão, no bairro Bento Ferreira, onde o sistema detectou movimentação fora do horário de funcionamento, acionando um alerta para a central de monitoramento.

Quando os guardas chegaram ao local, encontraram o suspeito danificando um aparelho de ar-condicionado, aparentemente para furtar peças de cobre. Dentro de uma mochila, ele carregava uma marreta, uma serra e uma faca. O homem inicialmente forneceu um nome falso, mas a equipe descobriu sua verdadeira identidade e verificou que ele possuía um histórico criminal, com cinco passagens por furto, uma por roubo e uma por lesão corporal. O suspeito foi então levado à Delegacia Regional de Vitória.

A prisão foi a primeira realizada com o uso do novo sistema de inteligência artificial na segurança pública do estado. Esse sistema, adotado pela Guarda Civil Municipal de Vitória no ano passado, é capaz de detectar comportamentos incomuns e atividades suspeitas, além de realizar buscas por veículos com queixas de roubo.

O objetivo é aumentar a capacidade operacional da Guarda e, assim, melhorar a segurança pública na cidade. Atualmente, o sistema está integrado a 104 câmeras distribuídas por diversas regiões de Vitória, e a central de monitoramento gerencia 1.118 câmeras em toda a cidade.

Fonte: Cnn

Commenti


bottom of page