Haddad conclui plano para isenção do IR e debate prioridades econômicas
há 5 horas
Reprodução
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo concluiu o modelo de compensação para a reforma tributária da renda, que prevê a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. A proposta já foi apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas ainda aguarda aprovação formal.
Haddad não adiantou detalhes do projeto, afirmando que o anúncio caberá ao presidente. "Nós terminamos o desenho. Só não vou adiantar porque não tenho autorização do Planalto para isso. Agora começa uma tramitação formal dentro do governo", declarou. Segundo ele, por envolver renúncia de receitas, a proposta exige uma compensação financeira, cujos moldes já foram definidos.
O ministro destacou que a reforma tributária da renda é menos complexa do que a do consumo, pois não requer alteração constitucional, mas ressaltou que ainda demandará tempo para debates no Congresso. "Nós mesmos nos debruçamos por mais de um ano. Não é uma coisa simples de ser votada, vai exigir debate", afirmou.
A proposta faz parte da agenda econômica prioritária do governo para 2025 e 2026. Haddad apresentou ao novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), uma lista com 25 medidas, sendo que 15 ainda precisam de aprovação do Legislativo. "Dos projetos estratégicos da Fazenda, foram 32 aprovados no ano passado. Trouxemos ao conhecimento do presidente Hugo Motta uma pauta com 25 iniciativas, das quais 15 dependem ainda do Legislativo. Oito já estão tramitando e sete serão encaminhados nas próximas semanas", explicou.
Entre os projetos prioritários, além da reforma da renda, estão as novas regras para devedores contumazes e mudanças na lei de falências. Haddad elogiou Motta, destacando sua atuação como líder e sua importância para a tramitação das propostas. "É uma liderança extraordinária, nossa relação não poderia ser melhor", concluiu o ministro.
Comments