Governo de Minas lança 1º Concurso de Qualidade das Cachaças e Aguardentes Mineiras
21 de jun. de 2024
Após o sucesso dos concursos estaduais de qualidade do café e do queijo, o Governo de Minas, por meio da Emater-MG, está lançando o 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras – Cachaças Mineiras/2024. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas, gratuitamente, nos escritórios da Emater-MG.
Lucas Rocha Carneiro, assessor técnico do Departamento Técnico (Detec) da Emater-MG e membro da comissão organizadora do concurso, explica que a inscrição ocorre em duas fases. “O produtor interessado deve procurar o escritório da Emater-MG de seu município até o dia 19/7 e preencher o anexo 1 do regulamento. Após a confirmação da pré-inscrição, o produtor deve enviar a documentação e as amostras até o dia 2 de agosto”, detalha Lucas.
O concurso abrange todo o estado de Minas Gerais, tendo como público-alvo produtores/engarrafadores e padronizadores/engarrafadores com estabelecimentos de bebidas registrados junto ao Ministério da Agricultura, com as denominações Cachaça de Alambique e Aguardente de Cana.
“O concurso contempla duas bebidas: cachaça e aguardente. A cachaça deve ter uma graduação alcoólica de 38 a 48 graus a 20 graus centígrados, enquanto a aguardente deve ter uma graduação alcoólica de 38 a 54 graus. A denominação cachaça ou aguardente depende do registro, que exige um laudo físico-químico do produto”, esclarece Lucas.
Categorias
As categorias para cachaças de alambique são: Cachaça de Alambique, Cachaça de Alambique Armazenada, Cachaça de Alambique Envelhecida, Cachaça de Alambique Envelhecida – Premium e Cachaça de Alambique Envelhecida – Extra Premium. Para aguardentes de cana, as categorias são: Aguardente de Cana, Aguardente de Cana Armazenada, Aguardente de Cana Envelhecida, Aguardente de Cana Envelhecida – Premium e Aguardente de Cana Envelhecida – Extra Premium. Cada participante pode realizar até duas inscrições, uma por categoria.
“Nós esperamos que o concurso seja uma oportunidade para revelar bebidas de grande qualidade, muitas vezes conhecidas apenas localmente, e que agora podem ganhar projeção estadual”, comenta Lucas.
Boas Práticas de Produção
Lucas enfatiza que, assim como nos concursos de café e queijo, a Emater-MG espera contribuir para a melhoria das boas práticas de fabricação e incentivar os produtores informais a se registrarem.
O concurso será realizado de junho a novembro, com etapas de recebimento de inscrições, julgamento das amostras e premiação. O custo operacional para a preparação e envio dos documentos e amostras é responsabilidade do produtor.
O 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras é uma iniciativa do Governo de Minas, coordenado pela Emater-MG, com apoio do IMA, Epamig e várias instituições (ABRTB, Anpaq, Apacs, CTS Cachaça, Confala, Convida, Fetaemg, IFNMG, INPI, SindBebidas/Fiemg, Sistema Faemg, Sistema Ocemg, Ufla, UFMG e UFV).
Comments