Governo de Minas emite alerta para chuvas intensas no fim de semana
- gazetadevarginhasi
- 4 de abr.
- 2 min de leitura

O Governo de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), emitiu um alerta para a ocorrência de chuvas intensas em diversas regiões do estado entre esta sexta-feira (4/4) e domingo (6/4).
Segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), áreas de instabilidade atmosférica devem se intensificar, provocando chuvas volumosas principalmente no Centro-Sul e Sudeste mineiro, incluindo a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Nas regiões do extremo leste do Sul de Minas, leste do Campo das Vertentes, boa parte da Zona da Mata e sul do Vale do Rio Doce, o acumulado pode ultrapassar 80 milímetros. Já em outras áreas do Sul de Minas, oeste do Campo das Vertentes, leste do Oeste Mineiro, metade sul da Grande BH e centro do Vale do Rio Doce, os volumes devem variar entre 50 mm e 80 mm.
Também há previsão de chuvas entre 20 mm e 50 mm no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Noroeste, sul do Norte de Minas, região Central, norte da Grande BH e sul do Vale do Jequitinhonha. Nas demais áreas, os acumulados devem ser inferiores a 20 mm, com os menores volumes esperados para o extremo Norte e o Nordeste do estado.
Diante do cenário, a Defesa Civil de Minas reforça o alerta para possíveis eventos adversos e reforça o compromisso com a segurança da população. O coordenador-adjunto da Cedec, tenente-coronel Wenderson Duarte Marcelino, destacou que “as equipes estão de prontidão 24 horas, com um comitê integrado preparado para coordenar as ações emergenciais”. O monitoramento é realizado de forma contínua pelo Cindec e pelo Igam.
Alerta direto no celular
Para facilitar o acesso às informações, os cidadãos podem receber alertas meteorológicos diretamente no celular. Basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da localidade para o número 40199. Em casos extremos, alertas sonoros e mensagens de texto são enviados automaticamente, mesmo com o celular no modo silencioso, via sistema Defesa Civil Alerta — parceria com a Defesa Civil Nacional.
Essa iniciativa visa ampliar o alcance das mensagens preventivas, especialmente para moradores de áreas vulneráveis com cobertura 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio.
Dicas de segurança da Defesa Civil
Evite atravessar enxurradas ou áreas alagadas;
Não estacione veículos sob árvores;
Em caso de raios, busque abrigo seguro e evite áreas abertas;
Redobre a atenção ao dirigir com mau tempo;
Mantenha distância de cabos elétricos caídos;
Diante de sinais de deslizamentos, como rachaduras no solo, saia imediatamente do local;
Durante ventanias, mantenha-se longe de janelas e objetos soltos;
Evite entrar em rios, lagos e piscinas durante tempestades;
Não use aparelhos ligados à rede elétrica ou telefônica durante descargas atmosféricas.
留言