top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Governadores do Sul e Sudeste assinam carta de compromisso e anunciam estudos para criação de banco do Cosud

Reprodução
Os governadores e representantes dos sete estados integrantes do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) encerraram, no sábado (23/11), o 12º encontro do grupo, realizada em Florianópolis, Santa Catarina. Na oportunidade, eles acompanharam a apresentação dos Grupos de Trabalho (GTs) e assinaram a carta de compromisso e propostas estabelecidas durante as reuniões.
Nesta edição, os chefes do Executivo dos sete estados da região anunciaram o início de estudos para viabilizar a criação de um banco próprio de fomento ao consórcio, o Bancosud. O objetivo é de que essa instituição impulsione ações rumo ao desenvolvimento sustentável e geração de empregos.
"É um banco que vai levar, com toda certeza, a mais desenvolvimento, mais oportunidades e, consequentemente, à criação de empregos. Estamos bastante confiantes de que ele será viável e cada estado vai fazer seu aporte e ter sua participação acionária", explicou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
Representando o governador na cerimônia de encerramento neste sábado, o subsecretário de Receita Estadual da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), Osvaldo Scavazza, elogiou o novo método do Cosud, que atribuiu a cada estado uma Câmara Temática, sendo Minas Gerais responsável pela de Desenvolvimento Econômico.
“Esse Cosud foi muito positivo para todos os estados. Quero destacar a importância dos trabalhos realizados nos grupos temáticos que foram apresentados por todos nós. Isso mostra que ter um trabalho em conjunto e com planos concretos, nós vamos conseguir lidar com os desafios do dia a dia”, disse.

Segurança pública
Na carta apresentada neste sábado, o consórcio manifestou preocupação em relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que tramita no Congresso Nacional. Nesse sentido, foi destacada a apresentação do Inquérito Digital, do Sistema do Sistema Único de Denúncia e do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), que vai reunir as bases de todos os registros de ações no combate ao crime.
A partir dela, “(...) os Estados membros do Cosud em breve passarão a constituir uma plataforma de ação conjunta e integração dos dados de segurança pública, justiça, fiscalização e controle, propiciando eficiência na atuação policial e na tomada de decisão”, consta.

Meio Ambiente
Os governadores também destacaram, por meio da Câmara Temática de Meio ambiente, a proposta de um plano integrado para o enfrentamento de desastres climáticos, além do compromisso de elaborar planos estaduais de prevenção, mitigação e resposta aos eventos extremos.
Conforme a carta, “os participantes elegeram, como assunto prioritário a ser discutido, o desafio de repensar as cidades e reordená-las estruturalmente tendo como critério o desenvolvimento sustentável”.
Os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também abordaram saúde, educação, economia, dívida dos Estados e outros temas. A carta da 12ª edição do Cosud está disponível, na íntegra, online.
Fonte: AgênciaMinas

Comments


bottom of page