Google Recontrata Cofundadores da Character.ai em Acordo Estratégico
O Google contratou os cofundadores da startup de inteligência artificial (IA) Character.ai, conhecida por seus chatbots personalizados populares entre os jovens. A informação é do jornal americano The Washington Post.
Noam Shazeer, pesquisador americano, e o brasileiro Daniel de Freitas deixaram o Google em 2022 para fundar a Character.ai, que em março do ano passado foi avaliada em US$ 1 bilhão. Agora, a dupla retorna à gigante da tecnologia junto com parte de seus funcionários.
Além da contratação, o Google também pagará à Character.ai pelo acesso à sua tecnologia de IA. A startup planeja usar tecnologias de outras empresas no futuro. Nenhuma das partes comentou sobre os termos do acordo.
Esse tipo de acordo é semelhante a outros que têm sido analisados por reguladores devido a possíveis violações das leis antitruste. Em março, a Microsoft contratou o diretor da Inflection AI, outra startup de chatbots que recebeu um financiamento substancial, e concordou em pagar pela tecnologia da empresa. Em junho, a Amazon anunciou um acordo semelhante com a Adept AI, uma startup fundada pelo ex-engenheiro do Google e da OpenAI, David Luan.
‘Aquisições Silenciosas’ Estão por Trás de Gigantes como o Google
A estratégia de “compra” de talentos de startups promissoras, conhecida como “acqui-hire” (uma fusão de "acquisition" e "hire", que pode ser traduzido como “aquisitratação”), tem desempenhado um papel crucial no crescimento de empresas como Google, Microsoft e Amazon. No entanto, com o aumento do controle sobre fusões e aquisições pela administração do presidente americano Joe Biden, os executivos de tecnologia relatam dificuldades crescentes em adquirir diretamente concorrentes menores.
A estrutura incomum de acordos, como o do Google com os fundadores da Character.ai, leva alguns especialistas em tecnologia e órgãos reguladores federais a sugerirem que esses acordos possam ter sido concebidos para driblar a pressão antitruste.
Comments