top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Geração X se aproxima da aposentadoria nos EUA, mas corre risco de ficar sem dinheiro

carteira
foto: Divulgação
Uma análise recente do Centro de Estudos de Aposentadoria e Políticas da Morningstar projeta que 45% das famílias nos EUA correm o risco de ficar sem dinheiro se se aposentarem aos 65 anos — esse número sobe para 54% se a aposentadoria ocorrer aos 62 anos. Esse cenário é resultado da transição de um sistema de pensão de benefício definido, onde o empregador financia integralmente a aposentadoria, para um sistema de contribuição definida, no qual os funcionários são responsáveis por economizar e investir para o futuro.
Os trabalhadores da Geração X, que hoje estão a cerca de uma década da idade de aposentadoria, e os Baby Boomers mais jovens, já na casa dos 60 anos, são os grupos mais afetados por essa mudança. A análise da Morningstar indica que essas gerações enfrentam déficits maiores na aposentadoria em comparação com a Geração Y e a Geração Z.
Para aqueles que têm acesso a um plano de poupança 401(k) ou similar e participam dele por duas décadas ou mais, as chances de ter economias suficientes para cobrir as despesas de vida e saúde na aposentadoria são melhores. No entanto, cerca de 47% dos trabalhadores americanos não têm acesso a esses planos, e entre aqueles que têm, 16% não participam. Essa falta de preparação financeira coloca muitos trabalhadores em risco de enfrentar dificuldades econômicas na aposentadoria.
A análise da Morningstar também aponta que os trabalhadores do setor público, que geralmente têm acesso a pensões de benefício definido e a planos de contribuição definida, estão em uma posição mais segura. Em contraste, os trabalhadores do setor privado, especialmente aqueles que trabalham como contratantes independentes ou temporários, têm menos acesso a esses benefícios e, portanto, correm maior risco de ficar sem renda suficiente na aposentadoria. Fonte:CNN

Comentários


bottom of page