Gastos com material escolar impactam orçamento de 85% das famílias no Brasil
As despesas com material escolar alcançaram R$ 49,3 bilhões em 2024, marcando um aumento de 43,7% em relação a 2021, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva e QuestionPro. O estudo destaca que 85% das famílias com filhos em idade escolar sentiram impacto financeiro, sendo que 35% planejam parcelar as compras para o ano letivo de 2025.
Entre os entrevistados, 87% afirmaram que precisarão adquirir materiais solicitados pelas escolas, além de uniformes (72%) e livros didáticos (71%). A classe C foi a mais afetada, com 95% relatando impacto no orçamento, enquanto a classe B liderou os gastos, com R$ 20,3 bilhões.
Regiões também se destacaram, com o Sudeste concentrando 46% das despesas, seguido pelo Nordeste, com 28%.
Segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), os custos são influenciados por fatores como inflação, alta do dólar e aumento nos preços de produção e frete marítimo. A entidade prevê um reajuste de 5% a 9% nos materiais escolares em 2025.
A ABFIAE defende programas públicos para facilitar o acesso a materiais escolares e a redução de impostos, que podem representar até 50% do custo de alguns itens. Iniciativas como o Programa Material Escolar já beneficiam estudantes em regiões como o Distrito Federal e São Paulo.
Comments