Fundo Imobiliário MANA11 Supera 157% do CDI em Setembro Mesmo em Cenário de Incerteza Fiscal
O fundo imobiliário Manatí Hedge Fund FII (MANA11) alcançou ganhos de 157% do CDI no rendimento mensal referente a setembro, segundo o relatório gerencial divulgado pela gestora. O cenário para ativos locais foi desafiador, impactado por preocupações fiscais, conforme destacou a Manatí no documento.
Desempenho em Um Cenário Turbulento
O cenário macroeconômico em setembro foi marcado pela instabilidade nos títulos públicos de longo prazo, afetando o desempenho do Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX), que encerrou o mês com uma queda de 2,6%. A queda afetou quase todos os fundos imobiliários listados na B3.
A gestora destacou que, durante este período, os fundos de tijolos, que investem diretamente em imóveis físicos, mantiveram certa estabilidade devido aos dividendos recorrentes de aluguéis e à menor volatilidade nos recebíveis. Por outro lado, fundos de papel, como o MANA11, são mais suscetíveis a flutuações em cenários de incerteza.
Perspectivas de Investimento em Meio à Volatilidade
Apesar da volatilidade, a Manatí vê oportunidades claras para investir em operações de qualidade, devido ao atual cenário de taxas de juros elevadas. A expectativa é que possíveis ajustes na política monetária possam dificultar a situação fiscal e o desempenho de algumas empresas, mas a gestão do fundo avalia que esses fatores permitem investimentos a taxas muito atraentes.
O MANA11 adota uma estratégia de alocação defensiva para lidar com períodos de volatilidade, aumentando a remuneração nominal dos ativos nos quais o fundo investe.
Dividendos do MANA11 e Rentabilidade
No mês de outubro, os dividendos do MANA11 foram de R$ 0,10 por cota, resultando em um dividend yield anualizado de 14,3%, conforme as expectativas estabelecidas pela gestora no seu guidance.
Comments