Ministério da Agricultura cria secretaria especial para impulsionar exportações
O Ministério da Agricultura anunciou a criação de duas novas secretarias: uma dedicada ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e outra focada na Promoção Comercial dos Produtos do Agronegócio Brasileiro. A novidade foi divulgada pelo ministro Carlos Fávaro após uma reunião com 20 entidades do setor agropecuário, destacando que a nova secretaria de promoção comercial atuará em parceria com a Apex e o Ministério das Relações Exteriores, além das Secretarias de Defesa Agropecuária e de Relações Internacionais.
Fávaro enfatizou o objetivo de tornar o Inmet o instituto meteorológico mais avançado da América Latina, destacando a importância de dados meteorológicos para o agronegócio. Além disso, ele abordou as preocupações do setor com a legislação europeia antidesmatamento, que proíbe a importação de produtos de áreas desmatadas após 2022, podendo afetar até 34% das exportações do agronegócio brasileiro para o mercado europeu.
A criação da secretaria de promoção visa reforçar a posição do agro brasileiro nos mercados internacionais, em meio a desafios regulatórios e ambientais que impactam as exportações.
Comments