Ex-vereadora do Rio critica postura de Janja e relembra primeiras-damas do passado
A ex-vereadora do Rio de Janeiro Claudete Alves, destacada liderança do movimento negro no PT, usou as redes sociais para criticar a postura da primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja. Claudete compartilhou uma foto das ex-primeiras-damas Marisa Letícia e Michelle Obama, acompanhada da frase: “G20 Social – Saudades dessas damas. E não sou bestona!”.
A publicação veio após a polêmica gerada por declarações de Janja durante o evento G20 Social, no sábado (16). Na ocasião, a esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o empresário Elon Musk de "mal educado" e fez referência a um homem que supostamente se suicidou em Brasília como “bestão”.
Críticas e ReflexõesEm sua legenda no Instagram, Claudete ressaltou que as primeiras-damas do passado tinham um papel crucial em ações sociais que impactavam positivamente a população. “Precisamos retomar essa tradição de mulheres comprometidas com o bem-estar de todos”, escreveu.
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Claudete afirmou não acompanhar as ações de Janja e mencionou que não faria declarações como as dela em um momento em que o Brasil está sob atenção internacional. “Não é de bom-tom, não fez bem nenhum”, opinou.
Claudete também demonstrou alinhamento com a declaração do presidente Lula, que recomendou evitar xingamentos: “Gostava muito da dona Marisa e da Michelle. Por isso, quis prestar uma homenagem às primeiras-damas que considero referência”.
Afirmações sobre JanjaApesar das críticas, a ex-vereadora reconheceu o direito de Janja de se expressar. “Se fosse um homem falando, talvez não teria tanta repercussão. Mas, para mim, no momento em que o mundo está de olho no Brasil, eu não falaria. Agora, é direito dela dizer o que pensa”, ponderou Claudete.
A petista reforçou que Janja não é uma figura que desperta seu interesse: “Eu só acompanho pessoas com quem tenho afinidade e que me representam. Dela, só sei que é a esposa do presidente Lula”.
Comments