Estudo revela que injeção semestral reduz risco de infecção por HIV em 96%
Um novo estudo revelou que uma injeção semestral pode reduzir o risco de infecção pelo HIV em 96%, superando em 89% a eficácia da pílula diária atualmente usada para a profilaxia pré-exposição (PrEP). O ensaio clínico de Fase 3, realizado pela Gilead Sciences, mostrou que 99,9% dos participantes que receberam a injeção de lenacapavir duas vezes ao ano não contraíram HIV.
A pesquisa incluiu homens cisgêneros, homens e mulheres transgêneros, e indivíduos não binários, de 16 anos ou mais, que têm relações sexuais com parceiros designados do sexo masculino ao nascer, em 88 locais de estudo em países como Brasil, Argentina, México, Peru, África do Sul, Tailândia e Estados Unidos. Os resultados positivos permitem que o medicamento siga para aprovação em diversos países, priorizando regiões com alta incidência de HIV e poucos recursos.
Os pesquisadores destacaram que o lenacapavir poderia oferecer uma alternativa eficaz para pessoas que enfrentam dificuldades em aderir ao regime diário de pílulas devido a estigma ou desafios na adesão. A Organização Mundial da Saúde descreveu a descoberta como um "avanço significativo na prevenção do HIV".
コメント