top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Estudo Revela Ligação Entre Infecção por Dengue e Aumento no Risco de Depressão

Um novo estudo descobriu que a infecção por dengue pode ser uma potencial causadora de depressão tanto a curto quanto a longo prazo. A pesquisa, realizada com cerca de 50 mil pacientes infectados pelo mosquito Aedes aegypti, foi conduzida por pesquisadores da Universidade Nacional Cheng Kung e dos Institutos Nacionais de Pesquisa em Saúde de Taiwan. Os resultados foram publicados na quarta-feira (3) na revista científica PLOS Neglected Tropical Diseases.
A análise, que abrange dados coletados entre 2002 e 2015, tinha como objetivo determinar se os indivíduos infectados com dengue apresentavam maior propensão a desenvolver ansiedade, depressão e distúrbios do sono em diferentes estágios após a infecção.
Os resultados mostraram que os pacientes que contraíram dengue apresentaram um risco maior de desenvolver depressão em todos os períodos analisados: menos de três meses, de três a 12 meses e mais de 12 meses após a infecção.
Em relação aos distúrbios do sono, foi observado um aumento do risco especificamente entre três e 12 meses após a infecção. Quanto à ansiedade, um aumento significativo do risco foi identificado apenas em casos mais severos de dengue. Pacientes hospitalizados devido à dengue apresentaram um risco maior de transtornos relacionados à ansiedade nos primeiros três meses após a infecção e um aumento do risco de distúrbios do sono nos primeiros 12 meses.
Os autores da pesquisa ressaltaram a importância do estudo ao destacar os impactos psicológicos causados pela dengue e sugeriram a necessidade de mais estudos para identificar se outros fatores não relacionados à dengue também contribuem para o maior risco de depressão. Fonte:CNN

Gazeta de Varginha

bottom of page