Estudo Aponta Mais de 93 Mil Mortes por Desnutrição entre Idosos no Brasil entre 2000 e 2021
Entre os anos de 2000 e 2021, o Brasil registrou mais de 93 mil mortes de idosos devido à desnutrição, conforme um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), publicado nesta segunda-feira (12).
A pesquisa revela que, apesar do aumento da expectativa de vida, não houve uma redução significativa nos óbitos entre pessoas com 80 anos ou mais, evidenciando um grave problema de saúde pública. O estudo também destaca que a transformação da pirâmide etária global, impulsionada pelo aumento da longevidade e pela queda nas taxas de natalidade, tem impactado fortemente a saúde da população idosa.
Entre os idosos, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) continuam a ser as principais causas de morte, representando 63,9% dos óbitos globais em 2016. A desnutrição proteico-calórica, uma condição evitável, permanece prevalente entre os idosos brasileiros, refletindo uma preocupante negligência nos cuidados com a saúde e no incentivo a um estilo de vida saudável.
"Esses resultados são surpreendentes, pois indicam uma negligência em relação a um estilo de vida saudável e aos cuidados com a saúde", afirma Ronilson Ferreira Freitas, pesquisador da Ufam e coautor do estudo. O estudo também aponta que a mortalidade por desnutrição é consistentemente maior entre homens, sugerindo diferenças significativas na maneira como homens e mulheres lidam com a saúde.Fonte:R7
Comments