Especialistas apontam acidentes de trânsito como principal causa de traumas no Brasil
Os acidentes de trânsito são responsáveis por mais de um milhão de mortes por ano no mundo e deixam muitos sobreviventes com sequelas permanentes. No Brasil, o trânsito é uma das principais causas de trauma, segundo especialistas. Em São Paulo, por exemplo, 520 mortes no trânsito ocorreram apenas no primeiro semestre deste ano, e 50% das vítimas eram motociclistas. Esse número reflete um problema crescente devido ao aumento do uso de aplicativos de entrega.
O neurocirurgião e reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Jr., destacou a necessidade de melhorias nas políticas públicas de mobilidade para reduzir o número de traumas. Além das vítimas fatais, muitos sobreviventes enfrentam sequelas graves que impactam a economia do país, com custos significativos para o tratamento médico e a perda de produtividade.
O professor Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho, do Hospital das Clínicas de São Paulo, explicou que alguns tipos de fratura são mais comuns em acidentes de trânsito, especialmente em adultos jovens, enquanto em idosos, as quedas são mais frequentes. Ambos especialistas alertam que, em casos de acidente, é crucial chamar socorro especializado e evitar mover a vítima para não agravar possíveis lesões.
Comments