Escolas estaduais de Minas passam a usar inteligência artificial na preparação de aulas
gazetadevarginhasi
há 2 dias
2 min de leitura
Reprodução
Os exercícios, provas e demais atividades dos alunos da rede estadual de ensino de Minas Gerais passarão por uma transformação tecnológica. A partir do próximo bimestre, parte da rotina pedagógica contará com o auxílio da inteligência artificial, que atuará tanto no suporte aos professores quanto no direcionamento dos estudos dos alunos.
A ferramenta será utilizada para ajudar os docentes na preparação de atividades pedagógicas baseadas na grade curricular e nas necessidades específicas dos estudantes. Já para os alunos, a IA fornecerá orientações personalizadas, com foco nas áreas em que apresentarem mais dificuldades.
“É uma iniciativa inédita que vai otimizar o ensino no Estado. O programa ‘Série de Exercícios’, feito em parceria entre a Secretaria de Educação e a Google, permitirá que, a cada erro cometido pelo aluno, ele receba uma trilha de estudos voltada para suprir aquela deficiência. É uma correção que reorienta e preenche as lacunas da aprendizagem. Para os professores, muda também a lógica de preparo do conteúdo, priorizando os temas que mais exigem reforço”, afirmou o vice-governador Mateus Simões. O programa faz parte da plataforma Google Workspace for Education Plus.
Nesta sexta-feira (4), um grupo de 150 servidores da educação passou por um treinamento da nova ferramenta. “Antes, falar em tecnologia na educação era pensar em automação. Agora, falamos de correções personalizadas, adaptadas à realidade de cada aluno, escola e município”, explicou Simões.
A plataforma “Série de Exercícios” foi desenvolvida com base no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e alimentada com os dados da Secretaria de Estado de Educação. O investimento de R$ 30,6 milhões beneficiará aproximadamente 245 mil servidores e mais de 1,3 milhão de alunos matriculados na rede estadual.
“Não se trata de substituir papel e lápis, mas de complementar. Em alguns momentos, o uso da ferramenta será opcional; em outros, obrigatório”, completou o vice-governador.
Comments