Empregos nos EUA disparam em novembro! Greves e furacões recuam.
A criação de empregos nos Estados Unidos deve apresentar recuperação em novembro, após greves e furacões reduzirem drasticamente as contratações em outubro. Economistas estimam que 200 mil novas vagas foram abertas fora do setor agrícola no mês passado, segundo pesquisa da Reuters.
Os dados indicam uma normalização do mercado de trabalho, com uma média de 145 mil novos postos nos últimos três meses. Apesar do aumento esperado, especialistas apontam que isso não sinaliza uma retomada robusta, mas sim um ajuste após os choques temporários.
Eventos como as greves na Boeing e os furacões Helene e Milton afetaram severamente o mercado em outubro, com a criação de apenas 12 mil vagas — o menor número desde dezembro de 2020. A retomada em novembro é atribuída à volta de trabalhadores em fábricas e ao impacto de recuperação pós-tempestade, adicionando cerca de 100 mil vagas ao total.
A taxa de desemprego deve subir ligeiramente para 4,2%, após dois meses consecutivos em 4,1%, refletindo a volta de trabalhadores deslocados para o mercado. Esse cenário de desaceleração moderada no mercado de trabalho deve reforçar a decisão do Federal Reserve de reduzir novamente a taxa de juros.
Apesar dos ajustes no emprego, economistas mantêm cautela quanto à sustentabilidade do crescimento no médio prazo, dado o contexto de incertezas globais e políticas monetárias.
Commentaires