top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Em visita à UNIFAL-MG, equipe da Ebserh avalia a implantação de um Hospital Universitário


Nos dias 26 e 27 de agosto, uma equipe técnica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) visitou Alfenas para avaliar a viabilidade da implantação de um Hospital Universitário (HU) na cidade. A visita envolveu gestores da UNIFAL-MG, representantes da Superintendência Regional de Saúde (SRS Alfenas) e da Secretaria Municipal de Saúde, e faz parte das etapas previstas para o estudo de viabilidade.

O cronograma da visita incluiu reuniões na sede da UNIFAL-MG, além de inspeções na Clínica de Especialidades Médicas (CEM) e no Laboratório Habilidades e Práticas Médicas Simuladas da Unidade Santa Clara. A equipe também visitou os campos de estágio dos alunos de Medicina, incluindo os hospitais Santa Casa e IMESA em Alfenas, e o Hospital Bom Pastor e Hospital Regional em Varginha.

Viviane Reis Couto, assessora de Planejamento da Diretoria de Atenção à Saúde da Ebserh, explicou que o objetivo da visita é avaliar a necessidade de um HU para aprimorar a formação dos estudantes e corrigir deficiências nos campos de práticas essenciais para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a Universidade. “Estamos aqui para realizar um estudo técnico detalhado que será transformado em um relatório para o Ministério da Educação (MEC)”, afirmou Couto.

Além de Couto, participaram da visita Rogério Cafruni e Vânia Rodrigues, consultores da Ebserh. O reitor da UNIFAL-MG, Sandro Amadeu Cerveira, considera a visita um avanço significativo. “A criação de um Hospital Universitário na UNIFAL-MG é crucial para oferecer um ambiente de excelência para nossos alunos e fortalecer os serviços de saúde na comunidade regional”, destacou o reitor.

Cerveira também ressaltou que a viabilidade do projeto dependerá de um diálogo contínuo entre as partes e da capacidade de ajustar o projeto às necessidades locais. “Estamos comprometidos em adaptar o projeto para avançar na integração com a Rede Ebserh”, concluiu.

O processo de integração à Rede Ebserh começa com a formalização da intenção da Universidade junto ao MEC. Após a autorização do ministro Camilo Santana, o documento é enviado à Ebserh para análise e visita técnica. A atual etapa do processo é a visita técnica realizada pela equipe da Ebserh. O próximo passo será a emissão de um parecer pela equipe da Ebserh, que será apreciado pelo ministro. Se considerado elegível, o projeto avançará para a elaboração do Protocolo de Intenções.

A equipe da UNIFAL-MG que participou das atividades inclui: o reitor Sandro Cerveira, o vice-reitor Alessandro Antônio Costa Pereira, o pró-reitor de Graduação Wellington Ferreira Lima, a pró-reitora adjunta de Graduação Roberta Seron Sanches, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional Lucas Cezar Mendonça, o diretor da Faculdade de Medicina Roberto Conde Santos, a vice-diretora da Faculdade de Medicina Evelise Aline Soares, a diretora da Escola de Enfermagem Cristiane Aparecida Silveira Monteiro, a coordenadora do curso de Medicina Márcia Cristina Bizinotto de Assunção, o superintendente da Regional de Saúde de Alfenas João Tadeu Silva e a representante da Secretaria Municipal de Saúde Elisa Mara.
Fonte: UnifalMG

Comments


bottom of page