top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Em setembro, a inflação voltou acelerar em Varginha




A inflação geral na cidade de Varginha, medida pelo Índice Municipal de Preços ao Consumidor (IMPC-Unis), apresentou no mês de setembro alta de 0,35% na comparação com agosto, representando assim uma aceleração inflacionária em relação àquele mês. Considerando o período de doze meses, a inflação acumulada em Varginha continua bastante elevada 8,75%. E analisando apenas o ano de 2024, o aumento atinge 5,55%.

O IMPC-Unis é um indicador calculado pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis e GEESUL e demonstra o comportamento da inflação geral na cidade de Varginha. São coletados os preços de 5 grupos de gastos: Alimentação, Habitação, Transporte, Educação e Comunicação.

O grupo que apresentou maior elevação nos preços médios em setembro foi alimentação (0,90%) com destaque de alta para óleo de soja (13,45%) em razão das incertezas sobre a próxima safra, carne bovina (6,95%) e carne suína (4,18%) devido à maior demanda e baixa disponibilidade de animais para abate. As quedas mais consideráveis ocorreram com os hortifrutigranjeiros: cebola (-27,46%), tomate (-23,76%) e batata (-19,46%) em função de aumento na oferta devido à intensidade das colheitas.

Outro grupo que teve alta foi habitação (0,20%), ocasionada pelo aumento nos produtos de limpeza geral da residência (0,73%) e energia elétrica (0,46%). Por outro lado, os itens de higiene pessoal tiveram recuo de -0,08%.

O grupo comunicação foi o único que apresentou queda (-0,77%), com os planos básicos de telefonia móvel subindo 1,32% e os planos básicos de internet com queda de -1,82%.
Dois grupos tiveram estabilidade em seus valores médios: transporte e educação.
A previsão realizada no relatório anterior de que haveria uma aceleração inflacionária local e nacional em setembro se confirmou. Fatores climáticos, como a forte estiagem em boa parte do país, têm ocasionado incertezas quanto às próximas safras agrícolas e influenciado os custos de energia elétrica. Por outro lado, a estabilidade nos preços dos combustíveis ajudou para que a alta inflacionário não fosse maior.

O nível de difusão inflacionária, que demonstra a quantidade de produtos pesquisados que apresentaram alta nos preços médios, chegou a 50% em Varginha, nível bem maior em comparação com agosto que foi de 39%. Já a nível Brasil, a difusão foi de 56,5%.

Para o curto prazo a nossa previsão é de que a inflação continue acelerando em virtude de fatores como: a alta nas cotações de certos produtos agrícolas devido à estiagem (destacando grãos e carnes), a finalização da colheita de alguns hortifrutigranjeiros, a implantação do nível 2 da bandeira vermelha na conta de energia elétrica, bem como as recentes altas nos preços internacionais do petróleo que podem impactar os combustíveis.

Commenti


bottom of page