top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Em resposta à Europa, Brasil cria supersecreta para exportação e defesa do agro

Tratores
Foto: Reprodução
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou a criação de duas novas secretarias no Ministério da Agricultura. Uma delas será voltada para a promoção comercial dos produtos agropecuários brasileiros no mercado internacional, enquanto a outra ficará encarregada de fortalecer o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O anúncio ocorreu em Brasília na última terça-feira (12), durante uma reunião com 20 entidades do setor agrícola.
A nova secretaria de promoção comercial pretende atuar em parceria com a Apex e o Ministério das Relações Exteriores, além de colaborar com as secretarias de Defesa Agropecuária e de Relações Internacionais. A medida surge em meio a preocupações sobre a Lei Antidesmatamento da União Europeia, que restringe a importação de produtos de áreas desmatadas após 2022, incluindo regiões com desmatamento legal. O governo brasileiro estima que a legislação possa afetar até 15% das exportações brasileiras e 34% das vendas para a Europa.
A Comissão Europeia propôs que a legislação entre em vigor até o final de 2025 para grandes empresas e até 2026 para pequenas e médias. A nova secretaria será fundamental para o Brasil enfrentar desafios comerciais como esse e fortalecer a presença do agro no mercado global.

Komentáře


bottom of page