top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Eleições no Equador: em debate, participantes fazem minuto de silêncio por candidato assassinado


Debate presidencial no Equador em 13/08q2023 Reprodução/YouTube Ecuador TV




Os candidatos à Presidência do Equador participaram de um debate de quase três horas no domingo (13). No início, houve um minuto de silêncio em homenagem a Fernando Villavicencio, presidenciável que foi assassinado na semana passada. O lugar que ele ocuparia no estúdio ficou vazio.

As eleições presidenciais equatorianas acontecem no dia 20 de agosto, mas há receio de que o caso possa afetar o comparecimento às urnas, conforme avaliou o cientista político Franklin Ramírez, de Quito, para Lourival Sant’Anna, analista e Internacional da CNN.

Também no domingo, o partido de Villavicencio escolheu o substituto: Christian Zurita. Um dia antes, o Movimiento Construye havia anunciado que a candidata seria Andrea Gonzalez, uma ativista ambiental que originalmente postulava à vice-presidência na chapa — posição que volta a ocupar.

Zurita também é um jornalista, e no passado colaborou com Villavicencio. Sua candidatura ainda deve ser aprovada pelo conselho eleitoral nacional — por isso, ele não participou do debate.

No evento, os candidatos à Presidência discutiram sobre segurança, economia, saúde, educação, sustentabilidade e outros temas. Ainda assim, a imprensa local destacou que houve muitas acusações entre eles e pouca profundidade nas respostas.

O crime

Villavicencio, ex-parlamentar e jornalista investigativo com histórico de denunciar a corrupção, foi morto a tiros ao deixar um comício no Anderson College, em Quito, capital do Equador, no dia 9 de agosto. Ele foi baleado várias vezes na cabeça após entrar no carro no qual sairia do local.


O Equador, país com 18 milhões de habitantes, tem visto uma onda crescente de violência nos últimos anos, incluindo aumento acentuado de assassinatos.

Embora as cédulas para a eleição convocada pelo presidente cessante Guillermo Lasso já tivessem sido impressas antes do assassinato de Villavicencio, os votos para ele serão automaticamente transferidos para o substituto do partido.

fonte: CNN Brasil

Comments


bottom of page