Edmundo Gonzalez deixa a Venezuela e se asila na Espanha, confirma governo
O candidato da oposição à presidência da Venezuela, Edmundo Gonzalez, deixou o país e pediu asilo político na Espanha. A saída foi confirmada por um comunicado do governo de Nicolás Maduro na noite de sábado (7), e posteriormente pelo governo espanhol, que informou que Gonzalez decolou de Caracas para a Espanha em um avião da Força Aérea Espanhola.
A fuga de Gonzalez foi mediada de forma sigilosa pelo ex-presidente do governo espanhol, José Luiz Zapatero. Durante as negociações, um avião oficial da Espanha permaneceu na República Dominicana, pronto para entrar em Caracas e retirar o opositor. Em 7 de setembro, Gonzalez, que estava refugiado voluntariamente na embaixada da Espanha em Caracas, foi levado ao aeroporto sem ser preso, conforme anunciado pela vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodriguez.
A saída de Gonzalez lança dúvidas sobre a continuidade do processo de mediação na Venezuela, especialmente após as eleições contestadas, onde opositores acusam Maduro de fraude. Na Espanha, Gonzalez prometeu continuar lutando pela restauração da democracia na Venezuela.
Comments