top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Dólar atinge máxima em dois anos após declarações de Lula sobre gastos públicos

O dólar alcançou seu maior patamar em mais de dois anos e o Ibovespa registrou alta nesta quarta-feira (26), influenciados pelas recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre os gastos do governo. Lula sugeriu que se discuta se é necessário cortar gastos públicos ou se o ajuste deve ser feito através da arrecadação, além de rejeitar a ideia de desvincular o salário mínimo do pagamento de programas sociais.
No cenário interno, a prévia da inflação de junho subiu 0,39%, um pouco abaixo da expectativa dos analistas e da alta de 0,44% registrada no mês anterior.
O dólar norte-americano fechou a sessão com um avanço de 1,18%, sendo negociado a R$ 5,519 na venda, o maior patamar desde 18 de janeiro de 2022, quando foi cotado a R$ 5,560. Esse movimento refletiu o fortalecimento do dólar frente às principais moedas globais, especialmente em relação ao iene, que atingiu seu nível mais baixo desde 1986.
O Ibovespa também encerrou o dia em alta, com um avanço de 0,25%, aos 122.641 pontos, destacando-se a valorização das ações da Vale (VALE3) devido ao aumento no preço do minério de ferro.
Em entrevista ao portal UOL, Lula reiterou sua resistência em realizar cortes de gastos, preferindo ajustar as finanças pelo lado da arrecadação – uma postura criticada por economistas do mercado. Ele argumentou que, embora o governo não possa gastar mais do que arrecada, as despesas do Brasil estão abaixo das de muitos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Fonte:CNN

Comments


bottom of page