top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Deputados de partidos da base de Lula pedem impeachment de ministro


Reprodução

Um grupo de 41 deputados federais, incluindo dez filiados a partidos da base do governo Lula, assinaram um documento pedindo o impeachment do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. A medida foi tomada após a pasta que ele é titular ter confirmado que custeou uma das viagens de Luciane Barbosa Farias, a “dama do tráfico amazonense”. Mulher de Clemilson dos Santos Farias, o Tio Patinhas, líder do Comando Vermelho no Amazonas, esteve em Brasília em ao menos duas ocasiões e participou de reuniões na Esplanada dos Ministérios.
O caso foi divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo no início da semana. Desde então, novas informações sobre a vinda de Luciane Barbosa Freitas a Brasília vêm agravando a crise, que também atinge o ministro da Justiça, Flávio Dino. Ela esteve no Encontro de Comitês e Mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura, que ocorreu entre em 6 e 7 de novembro deste ano. Antes, em março, secretários e assessores do Ministério da Justiça receberam Luciane Farias na condição de representante de uma ONG que defende direitos de presidiários.
O requerimento que pede o impeachment de Silvio Almeida é de autoria de Rodrigo Valadares (União-SE), parlamentar filiado a um partido da base de governo, mas que se identifica com a oposição.
“Ao autorizar o dispêndio de recursos públicos com os gastos de viagem da Sra. Luciane Barbosa Farias, Silvio Almeida pôs o aparato estatal à disposição de indivíduo umbilicalmente ligado ao tráfico de ilícito de drogas, aviltando a República, instrumentalizada que foi em prol do interesse de grupo criminoso representado por aquela pessoa”, diz trecho do enviado por ele ao presidente da Câmara, Arthur Lira.
Entre os demais deputados na lista de co-autores, há dez filiados a partidos da base de governo do Lula: cinco são do União Brasil, três do Republicanos, dois do PP e um do PSD. Juntas, essas siglas lideram oito ministérios. No entanto, esses parlamentares raramente votam a favor do governo. Alguns são ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Formam o grupo: Rodrigo Valadares (União-SE), Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF), Evair de Mello (PP-ES), Messias Donato (Republicanos-ES), Coronel Assis (União-MT), Sargento Fahur (PSD-PR), Rosangela Moro (União-SP), Zucco (Republicanos-RS), Coronel Telhada (PP-SP), Alfredo Gaspar (União-AL), Zacharias Calil (União-GO).
Entre os 30 deputados que integram partidos de oposição e assinam o documento a favor do impeachment do ministro de Lula, 26 são do PL. Veja quem são 41 parlamentares que pedem a saída de Sílvio Almeida:

Abilio Brunini (PL-MT)
Adriana Ventura (Novo-SP)
Alfredo Gaspar (União-AL)
Amália Barros (PL-MT)
Bia Kicis (PL-DF)
Bibo Nunes (PL-RS)
Cabo Gilberto Silva (PL-PB)
Carla Zambelli (PL-SP)
Carlos Jordy (PL-RJ)
Chris Tonietto (PL-RJ)
Coronel Assis (União-MT)
Coronel Fernanda (PL-MT)
Coronel Telhada (PP-SP)
Daniela Reinehr (PL-SC)
Dr. Frederico (Patriota-MG)
Evair de Mello (PP-ES)
Giovani Cherini (PL-RS)
Gustavo Gayer (PL-GO)
Helio Lopes (PL-RJ)
José Medeiros (PL-MT)
Júlia Zanatta (PL-SC)
Junio Amaral (PL-MG)
Luiz Lima (PL-RJ)
Marcel Van Hatten (Novo-RS)
Marcelo Álvaro Antônio (PL-MG)
Marco Feliciano (PL-SP)
Messias Donato (Republicanos-ES)
Marcon (Podemos-RS)
Paulo Bilynskyj (PL-SP)
Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF)
Roberta Roma (PL-BA)
Rodrigo Valadares (União-SE)
Rodolfo Nogueira (PL-MS)
Rosangela Moro (União-SP)
Sanderson (PL-RS)
Sargento Fahur (PSD-PR)
Sargento Gonçalves (PL-RN)
Vermelho Maria (PL-PR)
Zacharias Calil (União-GO)
Zé Trovão (PL-SC)
Zucco (Republicanos-RS)
Fonte: O Tempo

Yorumlar


bottom of page