Dengue avança em Minas: estado tem quase 50 mil casos e 74 óbitos em investigação
gazetadevarginhasi
há 1 hora
1 min de leitura
Divulgação
Minas registra 45 mortes por dengue e é o segundo estado com mais casos em 2025.
Minas Gerais chegou a 45 mortes por dengue em 2025, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Com 190.109 casos prováveis e 47.480 confirmações da doença, o estado ocupa a segunda posição no ranking nacional de infecções, atrás apenas de São Paulo.
A SES-MG ainda investiga 74 óbitos suspeitos. Uberlândia e Uberaba lideram o número de mortes em Minas, com 12 e 11 registros, respectivamente. Outras cidades com vítimas fatais incluem Frutal (4), Ponte Nova (3), Itapagipe e Patos de Minas (2 cada), além de outras localidades como Juiz de Fora, Sete Lagoas, Carmo do Paranaíba, Conceição das Alagoas e Monte Santo de Minas, com um óbito cada.
Em todo o país, o número de casos prováveis de dengue já ultrapassa 1 milhão — mais precisamente, 1.010.833 registros. Embora os números sejam altos, o total ainda está abaixo do registrado no mesmo período de 2024, ano em que o Brasil enfrentou a pior epidemia da doença, com mais de 4 milhões de casos.
Outras arboviroses também preocupam. Minas Gerais contabiliza 8.457 casos prováveis de febre chikungunya, sendo 6.115 confirmados. Dois óbitos foram confirmados e outros dois seguem em investigação. Quanto ao vírus Zika, foram notificados 38 casos prováveis, com oito confirmações, sem mortes até o momento.