Delegado Valdecy Urquiza é o Primeiro Brasileiro a se Tornar Secretário-Geral da Interpol
Nesta terça-feira (5), Valdecy Urquiza, delegado da Polícia Federal de 43 anos, foi confirmado como o novo secretário-geral da Interpol, tornando-se o primeiro brasileiro a liderar a maior organização policial do mundo. A decisão foi aprovada por 96% dos votos de 153 países-membros que participaram da 92ª Assembleia Geral da Interpol, realizada em Glasgow, no Reino Unido.
Urquiza, que foi indicado em junho pelo comitê executivo da entidade, sucederá o alemão Jürgen Stock, que ocupou o cargo desde 2014. O novo secretário-geral da Interpol é o primeiro cidadão de um país em desenvolvimento a assumir o cargo, que tem duração de cinco anos, com possibilidade de renovação. Ele residirá em Lyon, França, onde fica a sede da organização.
Em seu discurso, Urquiza destacou que sua liderança se baseará em três pilares: tecnologia, inclusão e integridade. Ele sublinhou a necessidade de adaptação da Interpol ao crime internacional, que se torna cada vez mais sofisticado, e revelou que uma de suas prioridades será combater a exploração infantil na internet, especialmente nos países em desenvolvimento, com apoio de novas tecnologias. Ele também afirmou que planeja levar para a Interpol a experiência de eficiência da Polícia Federal do Brasil, destacando o comprometimento dos profissionais da instituição.
Commenti