top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

De crítico a aliado: quem é J.D Vance, anunciado como vice de Trump nos EUA


Ex-crítico, James David Vance ou J.D Vance, como é popularmente conhecido, foi anunciado na segunda-feira (15) como vice na chapa encabeçada por Donald Trump na disputa à presidência dos Estados Unidos. Mas quem é ele? Vance é filiado ao Partido Republicano e tem 39 anos.

O político chegou ao Senado no ano passado em Ohio. No entanto, de acordo com informações da CNN e do The New York Times, ele ascendeu na ala conservadora dentro da sigla. No passado, J.D Vance já foi, inclusive, crítico ferrenho de Donald Trump. O senador já chamou o ex-presidente de "repreensível" em 2016.

Contudo, os dois tornaram-se aliados em 2022, quando Vance adotou a agenda conservadora e populista do ex-presidente e conseguiu o apoio de Donald Trump na corrida ao Senado.

Durante a campanha em 2022, Trump chegou a debochar de Vance. "JD está beijando minha bunda, ele quer tanto meu apoio", disse o ex-presidente na época.

Em sua atuação no Senado, J.D Vance tem seu trabalho pautado nos interesses de Trump, demonstrando lealdade ao agora companheiro de chapa. Vance ganhou projeção nacional em 2016 com o livro best-seller "Hillbilly Elegy" ("Era uma Vez um Sonho", na tradução para o português), adaptado para o cinema em 2020.

Na obra, Vance faz um retrato da classe trabalhadora branca americana ao contar sua própria origem pobre no Cinturão da Ferrugem.

Nas redes sociais, Vance compartilha posts em que demonstra ser contra imigrantes. "Devíamos falar sobre fazer essas coisas na América. Uma verdadeira política pró-família combinada com custos de habitação mais baixos e, claro, tirar estrangeiros ilegais do nosso país", disse em uma publicação.

Ele também criticou as investigações contra Donald Trump, chamadas por ele "política disfarçada de justiça".

"Se permitirmos este padrão de que podes colocar os teus adversários políticos na cadeia porque eles estão a sair-se melhor do que tu nas eleições, será o fim deste país tal como conhecemos", comentou em outro post.

Anúncio
O anúncio de Trump foi feito na rede social Truth em paralelo à convenção republicana e encerra um mistério que vinha sendo feito há meses. A demora é atribuída tanto a um cálculo político -estender o suspense ao máximo para impulsionar o impacto da notícia- quando a uma indecisão de Trump sobre seu companheiro de chapa.

“Após longa deliberação e reflexão, e considerando os tremendos talentos de muitos outros, decidi que a pessoa mais adequada para assumir o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos é o senador JD Vance do Grande Estado de Ohio”, disse Trump em sua plataforma Truth Social.
Fonte: O Tempo

Comments


bottom of page