top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Câncer de mama: diagnóstico precoce garante 98% de chance de cura, aponta especialista

cancer de mama
Foto: Reprodução
O câncer de mama possui cerca de 98% de chance de cura quando diagnosticado em estágio inicial, segundo o mastologista João Henrique Reis, do Instituto Lado a Lado pela Vida. No entanto, em Minas Gerais, 33 mulheres perdem a vida para a doença semanalmente, o que reforça a necessidade de conscientização e acesso ao diagnóstico precoce. Dados do Painel de Monitoramento do Tratamento Oncológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apontam que, até outubro de 2024, 7.602 mulheres foram diagnosticadas com a doença no estado. No mesmo período, de janeiro a agosto, foram registradas 1.064 mortes causadas pelo câncer de mama.
Para o Ministério da Saúde, o câncer de mama é responsável por cerca de 28% dos novos casos de câncer entre as mulheres brasileiras, com maior incidência a partir dos 50 anos. Embora homens também possam ser diagnosticados, representam menos de 1% dos casos. Reis explica que fatores como obesidade, baixa prática de atividades físicas e o menor número de filhos estão entre os fatores de risco.
O especialista destaca que o câncer de mama tem uma progressão lenta, permitindo o rastreamento e a intervenção precoce. Sem o diagnóstico inicial, a doença avança, tornando o tratamento mais agressivo e reduzindo as chances de cura. Com a progressão do câncer, a taxa de cura cai para cerca de 50%, o que enfatiza a importância do acesso à informação, à prevenção e ao acompanhamento médico para aumentar a sobrevida das pacientes.

Comments


bottom of page