CUFA inaugura unidade em Varginha que irá beneficiar cerca de 40 mil moradores
A Cufa (Central única das Favelas) inaugurou neste último sábado (6) uma unidade em Varginha (MG). A organização é reconhecida internacionalmente pelo trabalho social e vai criar ações de incentivo e proteção para pessoas que moram nos bairros mais pobres da cidade.
A Cufa foi fundada há mais de 20 anos. A entidade promove atividades que visam inclusão social e econômica, integrando esporte, educação, cidadania e arte.
Em Varginha não há favelas, mas existem oito bairros onde a ajuda organização pode fazer a diferença. A expectativa é que 40 mil moradores sejam beneficiados com a unidade da Cufa em Varginha. São pessoas que lutam por melhores condições de vida e precisam de apoio social.
“A gente acredita que a Cufa vem para Varginha para, de alguma forma, mostrar que as regiões periféricas são lugares de potência e não de carência. O que a gente defende é que no mundo onde a gente estám com alguns pilares se desmanchando nessa reconstrução, a gente precisa de uma nova referência, a gente precisa de um novo repertório e a Cufa vem para trazer também algumas questões que levantam essas possibilidades de construção que a gente tem”, explicou Felipe Barbosa, presidente Cufa-Varginha.
A inauguração da unidade aconteceu durante o evento “Empreender é ressignificar”, cujo objetivo é promover o empoderamento econômico através do empreendedorismo afro, inspirando e capacitando empreendedores negros.
“Ao longo do tempo, a nossa ideia é fazer com que a Cufa seja uma união, uma plataforma, uma rede social que de alguma forma reúna o coletivo, que representa o poder público, a iniciativa privada, a academia e a sociedade civil organizada, para que a gente possa pensar cada vez mais que, para a gente construir um mundo melhor para todo mundo viver junto, a gente precisa dialogar, trocar, conversar e a Cufa vem para estabelecer exatamente todas essas questões que a gente discute”.
A Cufa está presente em outras 22 cidades mineiras. Esta é a segunda unidade da organização no Sul de Minas. A primeira delas foi inaugurada no mês passado, em Passos.
コメント