Cruzeiro x Ajax: Fifa marca julgamento envolvendo venda de Orejuela
Cruzeiro Enfrenta Julgamento da FIFA em Abril por Caso Orejuela
O Cruzeiro está na agenda de julgamento da FIFA em abril. O caso que envolve o clube mineiro está relacionado ao repasse de parte do valor da venda do lateral Orejuela, em 2021, para o São Paulo. O Ajax, da Holanda, apresentou a cobrança no Tribunal.
O julgamento está agendado para o dia 30 de abril, com o processo movido pelo Ajax e também com um recurso do Cruzeiro relacionado ao caso. O clube mineiro foi contatado para comentar a situação, mas ainda não se pronunciou.
O Ajax reivindica o repasse referente a 50% da venda realizada pelo Cruzeiro ao São Paulo no início de 2021, por 2 milhões de euros. Quando o Cruzeiro adquiriu Orejuela do clube holandês em novembro de 2019 (por 1,5 milhão de euros), comprometeu-se a repassar metade do valor da futura revenda. Em outras palavras, 1 milhão de euros (hoje equivalente a R$ 5,4 milhões).
O caso também está incluído no Plano de Recuperação Judicial (PRJ) da associação Cruzeiro. No PRJ, o clube mineiro afirmou ter efetuado todo o pagamento ao Ajax pela compra de 2019 (1,5 milhão de euros), mas deixou de repassar metade do valor ao clube holandês pela revenda ao São Paulo.
Inicialmente, no PRJ, o Cruzeiro indicou que o valor da dívida era de 1,5 milhão de euros, mas solicitou uma correção para 1 milhão de euros. Além disso, no processo, o clube mineiro também declarou ter recebido o valor total do clube paulista pela venda.
Durante sua passagem pelo Cruzeiro, Orejuela participou de 35 partidas e marcou dois gols. Após o rebaixamento para a Série B, foi emprestado ao Grêmio, que pagou 150 mil euros pelo jogador por uma temporada. Em 2021, o jogador retornou à Toca da Raposa, mas foi negociado no primeiro trimestre daquele ano.
Comments