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Crise na educação! Menos de 4% dos alunos dominam matemática no ensino médio público!

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Foto: Reprodução
De acordo com o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024, apenas 3,7% dos alunos da rede pública na 3ª série do ensino médio atingiram um nível de aprendizado adequado em matemática em 2021, a menor taxa desde 2017. Quando os dados incluem tanto matemática quanto língua portuguesa, esse índice cai para 3,2%. Em contraste, 28,6% dos alunos mostraram um aprendizado satisfatório em língua portuguesa, destacando uma disparidade significativa entre as disciplinas.
O relatório, publicado pelo movimento Todos Pela Educação, também revela que as desigualdades são ainda mais evidentes em áreas rurais e entre alunos de famílias com menor renda. Entre os estudantes do ensino médio em regiões rurais, apenas 1,9% demonstraram proficiência em matemática, enquanto nas áreas urbanas esse número sobe ligeiramente para 3,8%. No grupo dos 20% mais pobres, a taxa de aprendizado adequado foi de apenas 1,5%, em comparação com 6,9% entre os estudantes de famílias mais ricas.
Ainda assim, a taxa de matrícula de jovens de 15 a 17 anos no ensino médio alcançou 81,2% em 2021, o maior índice desde 2013, enquanto a distorção idade-série caiu para 21,6%. Já o abandono escolar recuou para 3,8% em 2023, em comparação aos 6,5% do ano anterior, indicando uma ligeira melhoria nas taxas de retenção de alunos.
A pandemia de Covid-19 trouxe impactos severos, refletidos principalmente na queda do desempenho em matemática. Nos anos finais do ensino fundamental, por exemplo, apenas 15,3% dos alunos do 9º ano da rede pública apresentaram aprendizado adequado em matemática, uma queda em relação aos 18,4% registrados em 2019. O Anuário utiliza dados do IBGE e do Ministério da Educação, oferecendo uma visão crítica e detalhada dos desafios enfrentados pela educação pública no país.

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