Crise na educação: 1/3 dos professores no Brasil não tem formação específica para suas disciplinas!
De acordo com o Anuário da Educação Básica 2024, lançado pelos institutos Todos Pela Educação, Fundação Santillana e Editora Moderna, um em cada três professores da educação básica no Brasil leciona sem formação adequada para a disciplina em que atua. A análise evidencia que os anos finais do ensino fundamental são os mais impactados: apenas 59% dos docentes nesta etapa possuem formação específica. Já na educação infantil, apesar de 68% dos professores contarem com formação adequada, dois em cada dez educadores ainda não possuem graduação. Em média, 12,8% dos professores da educação básica brasileira não têm ensino superior, sendo o ensino médio a etapa com menor taxa de docentes sem formação, com 3,9%.
O levantamento reforça a necessidade de investimentos em políticas públicas voltadas à formação docente, uma meta estabelecida no Plano Nacional de Educação (PNE), que vence neste ano e buscava garantir que todos os professores tivessem formação específica. Segundo o último Censo da Educação Superior, o país contava com 1,7 milhão de estudantes matriculados em cursos de licenciatura, um número que evidencia a necessidade de garantir tanto a formação quanto o incentivo à carreira.
André Lázaro, diretor de Políticas Públicas da Fundação Santillana, reforça a urgência de valorizar e qualificar os profissionais da educação. “Os dados do Anuário mostram que é preciso mais do que políticas de valorização; é essencial assegurar qualidade na formação dos docentes e condições adequadas para o trabalho na sala de aula”, conclui.
Comments