Crise ambiental e humanitária: 220 milhões de pessoas deslocadas pelos desastres climáticos!
Segundo relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), desastres climáticos causaram mais de 220 milhões de deslocamentos forçados nos últimos dez anos, uma média de 60 mil por dia. Divulgado durante a COP29, o relatório intitulado Sem escapatória: na linha de frente das mudanças climáticas, conflitos e deslocamento forçado destaca que 90 milhões de pessoas deslocadas vivem em países altamente vulneráveis aos impactos climáticos, enfrentando simultaneamente a violência de conflitos armados.
O Acnur estima que até 2040, 65 países — muitos deles já abrigando populações deslocadas — enfrentarão níveis extremos de risco climático, aumentando significativamente o número de refugiados ambientais. Em 2023, mais de 70% dos refugiados e solicitantes de asilo vieram de países com alta vulnerabilidade climática.
O relatório critica a falta de apoio financeiro para adaptações climáticas nesses países, que recebem apenas US$ 2,10 per capita para medidas de adaptação. Outro alerta é que apenas 25 de 166 Contribuições Nacionalmente Determinadas (CNDs) — compromissos climáticos dos países — incluem ações voltadas para os deslocamentos causados pelas mudanças climáticas.
Comments