Crimes ambientais na mira: Zema entrega laboratório para rastrear dinheiro sujo da destruição ambiental
gazetadevarginhasi
há 7 minutos
2 min de leitura
Reprodução
Minas inaugura laboratório de combate à lavagem de dinheiro ligada a crimes ambientais.
O Governo de Minas entregou, nesta terça-feira (15/4), os equipamentos que marcam a implementação do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), vinculado ao Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente (Dema). O novo espaço, já em operação há menos de um mês, foi viabilizado pelo Acordo de Cooperação Técnica (ACT) 09/2024, firmado entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).1
O LAB-LD é um importante reforço à estrutura de investigação dos crimes ambientais no estado, ao possibilitar o rastreamento de recursos ilícitos e desmantelamento de redes criminosas. O investimento na unidade é de R$ 1,4 milhão, fruto de um Termo de Compromisso entre o Governo de Minas, os Ministérios Públicos Estadual e Federal, a Agência Nacional de Mineração e a Vale S/A, no âmbito de ações de reparação ambiental relacionadas à descaracterização de barragens.
O laboratório é considerado estratégico pelo governador Romeu Zema: “Essas investigações vão ser fundamentais para que nós tenhamos condições de enfrentar o crime onde mais eles se preocupam, que é a parte financeira”.1
A delegada-geral Letícia Gamboge também destacou a relevância da estrutura. “Só conseguimos combater a criminalidade estruturada através da investigação financeira. Então isso faz muita diferença para a segurança de todos os mineiros.”
Entre os itens entregues estão 12 computadores, cinco notebooks, quatro drones, quatro caminhonetes, uma motocicleta, webcams, headsets, leitores de microchip e três licenças de software especializado em análise de inteligência.
Como contrapartida ao repasse de recursos, a Polícia Civil prestará apoio técnico ao Sistema Estadual de Meio Ambiente em ações de fiscalização, por meio da Subsecretaria de Fiscalização (Sufis). A parceria também prevê o oferecimento de vagas em cursos e treinamentos entre as instituições envolvidas.
A secretária de Meio Ambiente, Marília Melo, ressaltou a importância da atuação conjunta: “Sem uma integração com as forças de segurança, não conseguimos ter uma ação efetiva em todos os âmbitos.”
Além do LAB-LD, o governador também assinou o despacho de criação do Centro de Reabilitação, Saúde e Qualidade de Vida (CRSQV) da Polícia Civil, voltado à saúde física e mental dos policiais. O centro funcionará em imóvel cedido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), em Belo Horizonte.
Comments