Criança Destrói Relíquia de 3.500 Anos no Museu de Israel
Uma criança quebrou acidentalmente um raro jarro de cerâmica com cerca de 3.500 anos, que estava exposto no Museu Hecht, em Israel. O objeto, datado da Idade Média do Bronze (entre 2200 e 1500 a.C.), estava na entrada do museu, sem barreiras de proteção, como parte de uma política de acessibilidade que permite uma "experiência olho no olho" com os artefatos arqueológicos. O jarro, típico da antiga região de Canaã, era usado para o transporte de vinho ou azeite e foi encontrado intacto durante escavações, o que o tornava especialmente valioso.
Apesar de o museu normalmente tratar com seriedade casos de danificação de itens, até envolvendo a polícia, desta vez considerou o incidente um acidente. O museu anunciou que especialistas da Escola de Arqueologia e Culturas Marítimas foram convidados para restaurar o jarro e que ele será exposto novamente após o processo de restauração, que será documentado e divulgado ao público para mostrar como funciona o procedimento de "cura" de cerâmica antiga.
A instituição também reafirmou sua decisão de continuar expondo artefatos sem barreiras, mantendo sua tradição de permitir uma interação mais próxima entre o público e os achados arqueológicos.
Comments