Conflito diplomático resolvido? Maduro elogia Lula e embaixador venezuelano retorna ao Brasil
O embaixador da Venezuela no Brasil, Manuel Vadell, anunciou nesta quarta-feira (13) que retornará a Brasília. Ele havia sido chamado de volta a Caracas pelo presidente Nicolás Maduro em protesto contra o veto do Brasil à entrada da Venezuela no bloco BRICS, além de críticas feitas pelo assessor internacional brasileiro Celso Amorim. Vadell informou que seu retorno já está em andamento e que ele está trazendo passaportes solicitados por venezuelanos que vivem no Brasil.
Esse anúncio ocorre dias após Maduro elogiar uma declaração recente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual Lula disse que não questionaria a Suprema Corte venezuelana sobre a ratificação da vitória de Maduro nas eleições de julho. Segundo Maduro, Lula fez uma “reflexão sábia”, fortalecendo as intenções de normalizar as relações diplomáticas entre os países.
Vadell foi chamado para consultas no final de outubro, após o governo venezuelano classificar algumas declarações de representantes brasileiros como “intervencionistas”. Na ocasião, a Venezuela também expressou seu descontentamento com o veto do Brasil à entrada da Venezuela nos BRICS.
Comments