top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Confira a Programação do Fumacê para o Feriado com a Prefeitura de Varginha

Fumacê para o Feriado com a Prefeitura de Varginha
Divulgação
A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e seu setor de Vigilância Ambiental, está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti neste feriado prolongado.

O que é o fumacê e como ele atua no combate ao mosquito?
De acordo com o Ministério da Saúde, o fumacê é um inseticida que combina duas moléculas: a praletrina e a imidacloprida. Ele funciona como uma aplicação espacial a ultrabaixo volume (UBV) a frio, e, por isso, não há a formação de nuvem de fumaça por não haver a queima de óleo mineral no momento da aplicação.

O fumacê pode ser aplicado por equipamento costal motorizado (portátil) ou através de equipamento veicular, como um carro. O produto causa uma excitação no sistema nervoso dos mosquitos que, ao entrar em contato com o inseticida, morrem.

O fumacê é seguro para humanos?
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, todos os inseticidas adquiridos pela pasta — incluindo o fumacê — possuem indicação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e aprovação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e, por isso, são considerados seguros para humanos.

Além disso, eles têm por base normas técnicas e operacionais de um grupo de especialistas em praguicidas que preconiza os princípios ativos e recomenda as doses para vários tipos de tratamentos.

O produto tem apenas efeito espacial sobre os mosquitos que estejam voando os desalojados de seus refúgios e que são atingidos pelas gotas. O inseticida fica presente no ambiente por, aproximadamente, 30 minutos, a depender das condições climáticas no momento da aplicação.
Fonte: PMV

Comments


bottom of page