Conab coleta informações para compor o 2º Levantamento da Safra 2025 de Café no estado
gazetadevarginhasi
há 4 dias
1 min de leitura
Reprodução
Entre os dias 30 de março e 12 de abril, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Minas Gerais realizam a pesquisa sobre a safra de café do estado. O estudo tem como objetivo levantar informações essenciais sobre as condições das lavouras, clima, produtividade, áreas cultivadas e podadas, e o impacto das condições de crédito rural e manejo das lavouras no desempenho da safra. Os dados coletados devem compor o 2º Levantamento da Safra de Café 2025, cujos resultados serão divulgados no dia 6 de maio, abrangendo todas as regiões produtoras do país.
O levantamento é realizado pelos técnicos da Conab em Minas Gerais por meio de reuniões com diversas instituições parceiras, incluindo cooperativas agrícolas, empresas de assistência técnica, produtores, revendas de insumos agropecuários e empresas de planejamento e projetos rurais.
No 1º Levantamento da Safra de Café 2025, divulgado em janeiro, Minas Gerais apresentou uma leve redução de 2,4% na área de produção em comparação à safra anterior, com a produtividade também sofrendo uma queda de 9,4%. A produção havia sido projetada em 24,8 milhões de sacas de café no estado, uma diminuição de 11,6% em relação ao ciclo passado. Já os resultados da pesquisa realizada neste mês de abril servirão como base para o acompanhamento das projeções e ajustes na produção de café em Minas Gerais.