Com passaporte retido, Bolsonaro busca autorização do STF para ir à posse de Trump
O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou em entrevista que pretende pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para viajar aos Estados Unidos e participar da posse de Donald Trump, eleito presidente, em janeiro de 2025. Bolsonaro, que teve seu passaporte retido e está impedido de sair do Brasil devido a uma investigação sobre uma suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022, comentou: “Se o Trump me convidar, eu vou peticionar ao TSE e ao STF. Agora, com todo o respeito, você acha que ele vai convidar o Lula? Talvez só protocolarmente.”
Bolsonaro, que acredita ser o único político brasileiro a ser convidado para o evento, afirmou que já teve três solicitações de viagens internacionais negadas pelo ministro Alexandre de Moraes, incluindo um pedido recente para acompanhar a apuração das eleições americanas na casa de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, onde seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, esteve presente.
O ex-presidente acredita que Trump o vê como alguém de confiança e valoriza a relação próxima que construiu com o republicano durante seu mandato. “Essa paixão veio da forma como eu o tratava, sabendo o meu lugar”, comentou Bolsonaro, fazendo uma comparação entre a relação do Brasil com os Estados Unidos e a do Brasil com o Paraguai.
Comentários