O Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (PIRH-Doce), aprovado no último final de semana em Valadares, revelou dados desanimadores. A proposta do documento é apresentar as condições atuais do território hídrico e, então, levantar possíveis soluções. Sendo assim, na semana passada, o estudo mostrou que a realidade do saneamento básico na bacia encontra-se precária. Uma vez que, de acordo com o Plano, o leito do rio recebe, por ano, pelo menos 270 milhões de m³ (metros cúbicos) de esgoto sem tratamento. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
A colheita de café na região de atuação da Minasul já está na reta final. Com apenas 20% de café ainda a ser colhido, o produtor precisa ter resiliência para garantir eficiência nas atividades finais da colheita, que representa uma grande parcela dentro do custo de produção total e, tanto a operação manual quanto a mecanizada podem onerar ainda mais o custo, já que o preço do café oscilou muito nas últimas semanas. (Jornal Blog do Madeira – Varginha)
A coleta seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) será ampliada para os bairros Shopping Park e Laranjeiras, em Uberlândia. A expectativa é de que nos próximos meses do ano, todas as regiões da cidade sejam atendidas pelo serviço. Nessa terça-feira, 22, o ecocaminhão atenderá os moradores do bairro Shopping Park. Já na quinta-feira, 24, o veículo passará pelas ruas do Laranjeiras. Os horários do serviço podem ser conferidos no site da Prefeitura. (Jornal Diário de Uberlândia – Uberlândia)
O programa Procon Mirim, projeto realizado por meio da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e da Secretaria de Educação (Semed), retoma as visitas às escolas da rede municipal. A primeira escola a receber o projeto, no segundo semestre de 2023, é a Totonho de Morais, na BR-050, a partir das 14 horas. A chefe do Departamento de Pesquisa, Projetos e Convênios do Procon, Musa Cruz Ferreira, contou que o objetivo é despertar o interesse de crianças e jovens pelos direitos e deveres do consumidor e formar cidadãos conscientes. (Jornal de Uberaba)
A Prefeitura de Sabará, divulgou que recebeu por meio da Secretaria Municipal de Cultura R$ 1.145.968,43 milhão, da Lei Federal Paulo Gustavo. A cidade foi uma das primeiras de Minas a receber o recurso financeiro. Até o momento, apenas 17% dos municípios mineiros já estão com o dinheiro no caixa da administração municipal. Segundo a pasta do valor total recebido por Sabará, 70% será destinado, exclusivamente, ao segmento audiovisual, conforme determinação da lei. (Jornal Sabará Notícias)
Visando o escoamento e drenagem das águas pluviais, além de evitar inundações, a Prefeitura de Pouso Alegre, está realizando a readequação e desobstrução das galerias pluviais. “A finalidade é manter as tubulações de captação de águas pluviais funcionando adequadamente e evitar alagamentos em períodos de chuvas. Mas, ressaltamos que é fundamental que a população também faça sua parte, descartando lixo apenas em locais adequados e próximo aos horários de coleta”, pontua o Secretário Municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, Augusto Hart Ferreira. (Diário Regional – Pouso Alegre)
Pará de Minas e Diamantina serão as próximas cidades a receber o Circuito E-Minas, nos dias 22 e 24 de agosto, respectivamente. O evento é uma realização da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas – Federaminas, em parceria com as associações comerciais de Pará de Minas e Diamantina. Atualmente, a economia de Pará de Minas gira em torno do agronegócio. O município e o entorno possuem uma forte cadeia produtiva de frango e suínos, composta por produtores, indústria e empresas. (Jornal Diário – Pará de Minas) https://www.jdiario.com.br/circuito-e-minas-reune-liderancas-empresariais-em-para-de-minas-e-diamantina/
Comments