top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Fatos e Versões com Rodrigo Silva Fernandes - 07/03/2025

  • gazetadevarginhasi
  • 7 de mar.
  • 8 min de leitura


Propaganda enganosa?
Conforme disse a coluna no passado, diversas obras da Prefeitura de Varginha não cumpriram o real cronograma de entrega e foram inauguradas com antecedência com claro propósito político. Uma delas e´ o novo Mercado do Produtor. A obra foi “inaugurada politicamente em dezembro de 2024”, mas ja´ estamos em março de 2025 e o novo mercado ainda não abriga nenhum feirante. O que houve? Porque a desconexão da data de inauguração com a real data de entrega para a população? A inauguração não pressupõe que a obra está pronta para ser entregue ao povo? Mas em Varginha, o mundo político e´ difícil! Fica claro que a obra foi inaugurada fora do cronograma, beneficiando a gestão passada, e que o cronograma real da obra não foi mostrado ao povo. Porque o novo Mercado do Produtor ainda não foi entregue? Tem algo errado com a obra? Faltou competência para fazer a mudança do espaço? Ou foi a ânsia que faturar politicamente a entrega da obra, integrar e descerrar a placa da inauguração fake? Afinal, o povo e os feirantes continuam espremidos no antigo mercado do Produtor, enquanto o novo prédio serve de dormitório de pombos!

Gratidão e Parceria estratégica
O deputado federal Diego Andrade (PSD) esteve em Varginha recentemente em visita ao Hospital Bom Pastor e à Cooperativa Minasul. O parlamentar também concedeu entrevista à Rádio Municipal Melodia. Durante a visita, Diego Andrade esteve acompanhado pelo prefeito Leonardo Ciacci e o ex-prefeito Verdi Melo, além de assessores do parlamentar e do Executivo municipal. Diego Andrade foi fundamental para a chegada de Ciacci ao governo, pois socorreu o então candidato no PSD, garantindo a legenda para que Ciacci vencesse a eleição. Verdi e Ciacci sabem do apoio de Diego e são gratos ao parlamentar, que cresceu na cidade depois da vitória de Ciacci que levou o PSD de Diego para o comando de Varginha. Com isso, o governo municipal do PSD tem a “proteção e apoio político de Diego”. Sim, proteção, isso porque quem conhece a política local, sabe que Verdi e Ciacci compraram briga com um forte deputado federal do PP, que muito fez por Varginha, bem como por Verdi e Ciacci, como agora Diego Andrade está fazendo! Não se acredita que a briga entre o chefe regional do PP com Verdi e Ciacci tenha sido resolvida, mas e´ fato que a aproximação do governo Ciacci de Diego Andrade, isso deu o respaldo necessário para que “Ciacci trabalhe em paz”. Mas isso tem custo, e Diego Andrade espera ampliar sua votação em Varginha em 2026. Para isso deve fazer dobradinha com Verdi Melo e contar com forte apoio do Governo Ciacci em 2026. Em política não tem almoço grátis, e não convém brigar com o garçom, afinal, nunca se sabe quando ele vai estar atendendo em um novo restaurante qualquer dia! Eu não estou falando de restaurante! Não e´ mesmo?

Investimento que garante o sucesso
O Centro de Excelência do Café´, construído pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR em Varginha com o apoio da Prefeitura de Varginha foi um dos mais importantes investimentos para a cafeicultura estadual. Os preços do café´ conseguidos no mercado internacional, aliado com a alta do dólar estão fazendo a alegria dos cafeicultores e e´ uma oportunidade única para que o setor estruture a cadeia produtiva com investimentos que garantam a qualidade do café´ e redução do custo Brasil na exportação. Sabemos que do Centro de Excelência do Café´ sairão excelentes profissionais que vão atender as demandas do mercado e modernizar o setor. Os 95 novos alunos do Curso Técnico em Cafeicultura terão ao seu dispor seis salas de aula, quatro laboratórios, três salas de informática, uma biblioteca, um auditório para 260 pessoas e área de convivência. O Centro de Excelência do Café´ foi inaugurado em 2023 por meio do Senar Nacional, em parceria com o Sistema Faemg Senar e iniciativa da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
A vocação do vice?
Ainda não ficou muito claro o papel do vice-prefeito Antônio Silva na gestão municipal. Com experiência em gestão pública e conhecimento em diversas áreas do governo, Antônio Silva poderia estar à frente de qualquer pasta, mas percebe-se uma “vocação" de Silva para a área ligada à Educação e Juventude. Antônio Silva ocupou a presidência do Centro de Desenvolvimento da Criança, ligado à Secretaria de Educação. Nas gestões que esteve à frente do Governo, Silva sempre destinou atenção e recursos para o CDCA e a Secretaria de Educação. Em um encontro com diretoras da rede municipal de ensino de Varginha, o vice-prefeito, Antônio Silva, ministrou palestra sobre a crucial ligação entre administração pública e gestão escolar. A reunião, realizada no salão de reuniões da Secretaria Municipal de Educação - SEDUC, reuniu diversos profissionais da educação, engajados em aprimorar as práticas de gestão e fortalecer o ensino no município. Com uma abordagem clara e didática, o vice-prefeito abordou diversos aspectos da administração pública, ressaltando a importância para o bom funcionamento das instituições públicas. Sera´ que o Antônio Silva estaria aos poucos escolhendo sua área de atuação na gestão Ciacci? Destinando seu tempo para a educação e formação, o vice-prefeito teria ótima oportunidade de qualificar as gerações futuras com sua experiência, quem sabe formar seguidores na esfera pública?

Carnaval tranquilo, mas sem estratégias
O Carnaval foi um período tranquilo em Varginha, depois do sucesso e agitação do Banho da Doroteia. Numa semana Varginha experimentou agito e festa de Carnaval e depois uma semana de sossego e tranquilidade. A Guarda Municipal e a Polícia Militar garantiram paz e ordem em Varginha, tanto durante o agito do Banho da Doroteia como na semana de Carnaval em que a cidade ficou parada. Todavia, o momento deveria ter sido aproveitado por outras áreas do setor público para dinamizar trabalhos necessários. Recapeamentos necessários em avenidas movimentadas poderiam ter sido realizados nesta época. Manutenções na rede elétrica e de saneamento também poderiam ser realizadas neste período. Manutenção na pintura da sinalização de trânsito pelo centro de Varginha e outras tantas coisas não foram feitas. Uma oportunidade perdida. Agora com o retorno do movimento e dia-dia corrido da cidade vamos ver tais obras em andamento perturbando a vida do cidadão e atrasando o trânsito.

De Pai pra filho
O aeroporto de Varginha tem se destacado na região por ser um dos melhores do Sul de Minas. Tem iluminação noturna, pista ampla para a maioria das aeronaves privadas e comerciais utilizadas no país. Nosso aeroporto tem funcionários capacitados tecnicamente para atuar em diversos casos, inclusive com brigada e estrutura de combate a incêndios. Toda esta estrutura aliada ao fechamento ou restrições em aeroportos de Minas fazem de Varginha um aeroporto requisitado. Não por acaso temos no aeroporto de Varginha aeronaves privadas de milhões de dólares utilizando hangares públicos e pagando preço de banana! Isso porque o Executivo municipal não sabe o valor real de aluguel de hangares praticados no mercado, ou quer mesmo agradar muitos dos empresários “generosos em períodos eleitorais”? O aeroporto de Varginha e´ uma fonte de muita riqueza para a cidade, mas precisa ser cuidado e desenvolvido para atender toda a população! Enquanto os megaempresários tem hangar a preço de banana, o simples passageiro que utiliza o terminal nos voos da Azul não tem sequer internet gratuita como deveria existir em todo aeroporto público!

Com o chapéu alheio
A coluna ja´ disse que o Governo Municipal, entra gestão e sai gestão, não perde o péssimo hábito de fazer graça com o bolso do contribuinte perante outras instituições públicas. A Prefeitura de Varginha não possui regras claras sobre o empréstimo de servidores públicos municipais a outros órgãos o que acaba por permitir imoralidades que sangram os cofres municipais. Isso porque o Executivo municipal, a depender do prefeito da vez ser amigo ou inimigo desta ou daquela instituição, ou ter interesses ocultos nesta ou naquela instituição, permite a cessão de servidores públicos municipais para trabalharem em outras instituições estranhas ao poder público municipal, desfalcando assim as secretarias municipais. Percebam ainda que, em muitos casos, servidores municipais são cedidos para órgãos que têm muitos recursos e poderiam contratar serviço terceirizado ou mesmo por concurso. Logo, o governo desfalca o serviço público municipal desnecessariamente. Temos casos, inclusive, que o servidor público municipal está em desvio de função em outra instituição e ainda recebendo pelo Município. Isso e´ um absurdo que precisa ser revisto e regras precisam ser criadas para regulamentar os casos de empréstimo de servidores públicos municipais, uma prática que deveria ser evitada. Servidores municipais atuando no Judiciário, no Exército, no Ministério Público ou qualquer outra instituição estranha ao poder público municipal deveria ser uma raridade, mas vai acontecendo cada dia mais! E o cidadão que procura serviços públicos nas repartições municipais fica na fila! Vamos moralizar isso gente!

Big Brother Municipal?
O Diário Oficial do Município de Varginha de 27 de fevereiro de 2025 trouxe a publicação dos extratos de contratos números 100/2024 e 101/2024 onde o Município contrata “empresa para prestação de serviço de tecnologia da informação para locação e instalação de solução de sistema integrado de circuito fechado de TV com câmeras IP, com gravação e fornecimento das imagens através de software customizável de gerenciamento, contando com o aplicativo para acesso por dispositivo móveis”. Traduzindo em miúdos, a Prefeitura de Varginha está contratando a peso de ouro um grande circuito fechado de TV com gravação e fornecimento de imagens. O valor total dos dois contratos e´ superior a um milhão de reais por um ano! Não sabemos qual a finalidade do Big Bhother que a Prefeitura está contratando, mas e´ certo que “as imagens do quarto do líder não serão reveladas, do contrário o castelo de cartas cairia”.

Saco de bondades
Temos em nossa cidade uma infinidade de entidades sérias que apoiam o Social. Um bom exemplo e´ o Lar São Vicente de Paulo, que existe a décadas e acolhe cerca de 70 idosos na cidade. A entidade possui algumas fontes de renda, com o apoio de empresas, entidades locais, apoio das famílias dos idoso que ali residem e do apoio do Poder Público. E´ certo que a principal ajuda não vem da Prefeitura de Varginha, porque se assim fosse, a entidade ja´ teria fechado nos muitos anos do passado em que nada ou quase nada foi destinado pelo Executivo municipal para a entidade. Mas parece que a história mudou, pelo menos isso e´ o que parece depois de divulgado o Termo de Colaboração 003/2025 da Prefeitura de Varginha e o Lar São Vicente de Paulo. O município vai apoiar a execução de Serviço de Acolhimento Institucional para Pessoas Idosas na Modalidade de Instituição de Longa Permanência para Idosos. Pelo termo entre as partes, a Prefeitura de Varginha vai destinar R$ 1.560.000,00 (um milhão, quinhentos e sessenta mil reais) à entidade filantrópica. Tendo em vista que a entidade ja´ recebe outros apoios e o recurso do município não se destina a nenhuma nova obra de ampliação ou melhoria estrutural, mas sim para custeio da entidade, e´ possivel que o Lar São Vicente vai “viver tempos de vacas gordas! Quem sabe agora, os velhinhos consigam comer a picanha que outros governos prometeram no passado”!

Tá sobrando...
O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais – Inprev sempre foi cercado de muito mistério quando se fala de vida fiscal. O instituto que e´ abastecido pelos milhões descontados dos servidores públicos municipais da ativa e pela contribuição previdenciária do Município tem muito dinheiro, tendo sido um dos maiores credores do Município após empréstimo milionário do passado. Hoje com nova sede, mais servidores e aplicações rentáveis nas mais diversas áreas, o Inprev tem seus caprichos, como contratar empresa para prestação de serviços remotos de assessoria técnica especializada por R$ 120 mil reais. Ainda bem que o serviço e´ remoto, ja´ pensou se fosse presencial, iria sangrar ainda mais a cada dia mais distante aposentadoria dos milhares de recentes servidores públicos municipais.

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page