Há 50 anos, em Ibitipoca não tinha nada. Uma vila remota, escondida do mundo pela subida tortuosa da serra. Abençoada pela Igreja Matriz e pelos cruzeiros, construídos pelos moradores na então Serra Grande, como era conhecido o local onde hoje fica o Parque Estadual do Ibitipoca. Terra de plantação e criação de gado, mas também rica biodiversidade, cachoeiras de águas acobreadas, grutas e paisagens naturais que não passaram despercebidas. No dia 4 de julho de 1973, foi assinado o decreto que instituiu no distrito de Conceição de Ibitipoca, em Lima Duarte, o parque estadual. Para celebrar o aniversário de 50 anos, um evento aberto ao público será realizado no parque nesta terça-feira. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
O Programa de Educação Ambiental foi estabelecido e regulamentado pela Polícia Militar de Minas Gerais no ano de 2013 e tem como objetivo estimular estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental das escolas das redes públicas e particulares do Estado de Minas Gerais a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos socioambientais, a fim de contribuir para a preservação ambiental, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida. O Programa está sendo implantado em escolas de São Lourenço e Caxambu. (Jornal Panorama – São Lourenço)
Aluna do 2º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) na Escola Estadual Professora Maria do Carmo Almeida, no distrito de Amarantina, em Ouro Preto, Lara Rossini é uma apaixonada por robótica, que encontrou nos componentes formativos de Tutoria, Tecnologia da Inovação e Práticas Comunicativas e Criativas, pertencentes ao currículo do Novo Ensino Médio (NEM), a possibilidade de desenvolver projetos práticos. A Secretaria de Estado de Educação investiu R$ 27 milhões, desde 2021, para que escolas estaduais que oferecem o ensino médio possam adquirir materiais do chamado “kit robótica”. (Andradas Hoje – Andradas)
O prefeito Sérgio Azevedo contestou os números do Censo para Poços de Caldas. Ele disse não entender como é feita a pesquisa e chegou a afirmar que vai fazer uma pesquisa própria para levantar os verdadeiros números da cidade. Segundo os dados, a cidade apresentou um crescimento populacional de pouco mais de 7% desde 2010, atingindo a marca de 163.742 habitantes. O diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto, Paulo César Silva também contestou os números. Para ele a cidade facilmente tem mais de 200 mil habitantes, na pior das hipóteses chega a mais de 190 mil moradores. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
Visando garantir mais segurança, qualidade no ensino e ampliar as possibilidades de acesso à música, a Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) realizou a restauração de 13 instrumentos de sopro e garantiu kits de cordas para a Escola Municipal de Música “Maestro Elias Porfírio de Azevedo”. Os materiais foram entregues aos professores em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira, 29, com participação do prefeito de Araxá, Robson Magela. A cerimônia contou ainda com as presenças da presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), Cynthia Verçosa, da diretora da Escola de Música, Márcia Balieiro, e equipe, do presidente da Câmara Municipal de Araxá, Bosco Júnior, e demais servidores da FCCB. (Correio de Araxá – Araxá)
Segundo dados do Ministério da Saúde, Caratinga já aplicou 29.378 doses da vacina contra influenza. O público-alvo é de 36.553 pessoas. Os dados são da plataforma LocalizaSUS, que também indicou que a cobertura vacinal entre gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores de saúde e professores está em 74,34%. Esses são grupos considerados prioritários para a vacinação. A meta é imunizar 90% da população. O Brasil registrou mais de 50 milhões de doses aplicadas contra a gripe. O Ministério da Saúde alerta que a imunização é fundamental, porque reduz a carga da doença, especialmente em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde. (Diário de Caratinga – Caratinga)
Sucesso em todos anos, o Arraiá de São Sebastião animará a comunidade do Bairro Ouro Negro e adjacentes em três dias de festa: 21, 22 e 23 de julho. O evento ocorrerá na praça da Igreja Matriz São Sebastião, com shows, comidas típicas e quadrilha. De acordo com a programação da festa, no dia 21, haverá show com a dupla sertaneja Marlon e Márcio. No dia 22, a apresentação musical será da Família Lino e, no dia 23, o cantor Cássio Aquino é quem subirá ao palco. A animação do Arraiá ficará por conta dos apresentadores Vanderlei de Castro e Vanderli Santos. O evento é uma promoção da Paróquia São Sebastião. (O Pergaminho – Formiga)
Comments