top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Arte e Cultura em Ação - 27/12/2024



AGRADECIMENTOS LITERÁRIOS

O ano de 2024 foi muito bom para a LITERATURA, principalmente para a APESUL!
Deixo uma lista de atividades que concluímos em parceria com tantas pessoas que fizeram parte da nossa caminhada, porém há parcerias que não podemos deixar de fora, pois muito contribuíram para enriquecer a nossa pequena caminhada, afinal somos jovens na estrada cultural, a APESUL completou seis anos de existência.
Deixamos nossos agradecimentos à Biblioteca Municipal, bibliotecária Eliana Costa que nos recebeu em muitas atividades; aos Pontos de Cultura INECAP, Michela e Gabriela Gonçalves; NPOSUL, Maestro Cassiano, TOMBATUKE, Mestre Claudião, ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA MAZ, Marina Azze, SARAU DA DONA WILMA, Elaine Frade; AVLAC – Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências em nome do seu presidente Moacyr Valim, pessoas que se disponibilizaram em somar, trabalhar de forma realmente coletiva.
Agradecimentos especiais aos nossos grandes parceiros de outras cidades – FONTE DAS LETRAS, Cassandra Cardoso de São Lourenço; PROSA E VERSO e PROSA ENCENA, Renato Carneiro de Itanhandu; DIVINÓPOLIS, Patrícia Laudares, Palhaço Mingau e Ana Paula Radialista; POÇOS DE CALDAS, Maurício Martinho de Castro; BELO HORIZONTE, Marinho da Mata, Rodrigo e Gisele Starling; LAMBARI, Paulo Guerra, Bete e Lelo de Brito; SÃO BERNARDO DO CAMPO, Manoel Hélio; CONSELHEIRO LAFAIETE, Grupo Lesma; HELIODORA Dougllas e Angela Aguiar; TRÊS PONTAS, família Tiso; POLÍGONO SUL-MINEIRO e TER LITERÁRIO, Marina Rocha e Priscila Moraes; AFESMIL, Dalila Lasmar; MUCMAC, Museu de Conversas Macanudas; RESENHA CULTURAL, Dj Carioca; CAMPANHA, Ronald Ferreira; BRASÍLIA, Glauber Ferreira; SÂO PAULO, Eldes Saullo; RIO DE JANEIRO, Carmem Teresa Elias; CEFET, Professora Edilaine (Diloca); GRUPO UNIS, Professora Carina Adriele e tantas outras pessoas que vestem a camisa da associação e se orgulham de fazer parte dela, assim como nós.
Foram muitos lançamentos de livros de escritores varginhenses e também de outras localidades; para sermos precisos foram 20 lançamentos, sendo que cinco não foram lançados em Varginha porque os locais nos quais eles acontecem estavam com agenda cheia, portando compreendemos que a nossa Associação cresceu tanto que precisamos de uma sede, afinal, sonhar não custa nada.
Todos os escritores representaram brilhantemente a APESUL nas Feiras Literárias em muitas cidades; participaram da FLIV – Feira Literária de Varginha; o nosso presidente, Expedito Gonçalves Dias, ficou quase um mês expondo seus livros e de muitos outros membros, junto com alguns escritores da entidade, na Praça do ET, na Feira de Livros que aconteceu em meados desse ano.
Visitaram bibliotecas, participaram de Saraus, Contação de Histórias, palestras, oficinas, executaram o PRIMEIRO SIMPÓSIO SUL-MINEIRO DE LITERATURA que foi um sucesso; foram acolhidos com deferência por todos os lugares onde passaram, mostrando a importância da leitura e da escrita, bem como os demais vértices que envolvem o universo LITERÁRIO – editores, capistas, publicitários, leitores, professores, diretores, pais, livrarias, ilustradores, revisores, curadores...
E no ano que vai chegar a APESUL já começa com um Ponto de Leitura que tem um significado muito grande para nós, que é o PONTO DE LEITURA criado com a ajuda de grandes companheiros, para os pacientes da oncologia do Hospital Bom Pastor. Seu lançamento está previsto para o fim de janeiro e conta com a doação desde a estante, pela casa de móveis usados Ipiranga, revitalizada pela amiga Maria José Guidugli e a doação de livros que está vindo de todas as partes. Esse ponto de Leitura conta também com o apoio da Biblioteca NH da amiga Vanusa, de São Gonçalo do Sapucaí e também em fevereiro o lançamento da PRIMEIRA ANTOLOGIA POÉTICA DA APESUL, realizada pela Lei Paulo Gustavo Municipal.
A associação articulou novas formas de difundir a leitura e escrita em parceria com escolas e pontos de cultura, reunindo outros segmentos artísticos.
A LITERATURA engloba tanto as ARTES TRADICIONAIS quanto as POPULARES, pois é também por meio da escrita que vamos deixando um legado histórico de patrimônio MATERIAL e IMATERIAL.
A APESUL em nome dos seus dirigentes e membros deseja a todos BOAS FESTAS e um ANO NOVO com prenúncio de muita PAZ, SAÚDE, ALEGRIAS e LITERATURA.
Créditos da Imagem - Acervo APESUL


1 comentário


Expedito Dias
Expedito Dias
há um dia

Realmente foi um ano de muitas atividades! O que nos dá ânimo renovado para 2025, que será ainda mais promissor. Gratidão a todos os que nos deram um pouco da sua força, da sua atenção, em todas as esferas! Agradecemos aos escritores, curadores, produtores, grupos, associações e pontos de cultura que fizeram com que a Literatura subisse um degrau em 2024. Contamos com novas aventuras em 2025! Boas Festas!!!

Curtir
bottom of page