Falar de Clarice Lispector é sempre prazeroso, pois a escritora é conhecida e reconhecida, mundialmente, pela maneira emblemática da sua escrita que inquieta, desacomoda, desajusta, aguça sentidos e maneiras de refletir sobre o mundo e o nosso interior.
Nesse mês de outubro, fomos presenteados com uma belíssima exposição que vem acontecendo no Museu Municipal de Varginha e a Biblioteca – LA MAISON DE CLARICE. A exposição foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo do município e tem como proponente, curadora e cenógrafa a renomada artista Valéria Neno.
Para quem não conhece Valéria, a descrevo de maneira pessoal e profissional. Dona de um currículo invejável tanto acadêmico quanto técnico, a artista mostra a que veio, construindo conteúdos culturais inquestionáveis. Ativista às questões relacionadas à CULTURA, Neno vai permeando o meio cultural e artístico, deixando sua marca com trabalhos que ficarão para a eternidade.
Nessa exposição, junto à Biblioteca Municipal de Varginha e o Museu, foram elaboradas atividades que envolvem vários segmentos da cultura – oficinas de teatro, dança, releitura de obras da escritora, palestras, clube de leituras, academias e associações, visitas guiadas para escolas e também atividades fora das dependências da exposição.
A curadora Valéria, a bibliotecária Eliana Costa e o diretor do museu Paulo Sérgio Rosa não mediram esforços para proporcionar uma verdadeira IMERSÃO no mundo Clariciano. Quem passou pela exposição retornou para rever a montagem impecável da Casa de Clarice, que conta com painéis espetaculares elaborados com uma riqueza de detalhes que nos cabe dizer que são verdadeiras obras de ARTE. E quem ainda não teve a oportunidade de conhecer a exposição não pode ficar de fora, lembrando que as atividades terminam dia 31 de outubro.
Valéria Neno explica que a exposição já viajou por várias cidades e foi encomendada pela Embaixada Francesa para comemorar o centenário de Clarice Lispector, pois a escritora tem um lugar de destaque na França. Foram muitos momentos dedicados a pesquisas e muitos profissionais de vários segmentos artísticos/culturais envolvidos nessa significativa exposição que vem para enriquecer ainda mais essa DIVA da LITERATURA, que é fonte inesgotável para os ávidos leitores.
Portanto, reafirmo que a ARTE tem um papel fundamental para o desenvolvimento emocional, autônomo e cognitivo do indivíduo. Quanto à curadora, responsável por esse grande projeto, ela terá um espaço de destaque, em breve, nessa coluna, pois eu, que gosto de mostrar produtos culturais de qualidade e pessoas que se sobressaem por serem propulsoras de ações que contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva e participativa, estou preparando a trajetória cultural de Valéria Neno, que merece reverência.
コメント